Executivo 8:04

PP de Cícero e MDB de Nilvan tentam assumir protagonismo em João Pessoa

Partidos tiveram papéis de coadjuvantes nas últimas eleições e se aproximam do topo

Cícero e Nilvan foram os mais votados no primeiro turno das eleições. Foto: Montagem/Divulgação

 

A coloração partidária que estará no comando de João Pessoa a partir do ano que vem não tem sido comum no Paço Municipal. O PP de Cícero Lucena nunca havia disputado um cargo majoritário na capital. Já o MDB de Nilvan Ferreira não sabe o que é uma vitória na principal cidade do Estado desde 2000.

Lucena chega ao dia da eleição como o favorito para comandar João Pessoa pela terceira vez. Ele aparece com 58% das intenções de voto na pesquisa Ibope, considerando apenas os votos válidos. Ferreira vem logo em seguida, com 42%, também nos votos válidos. Ambos, lógico, esperançosos que as urnas deem a eles a vitória.

A última vez que o MDB bancou uma candidatura competitiva em João Pessoa foi justamente com Cícero Lucena, que foi eleito em 1996 e reeleito em 2000. Isso ocorreu em meio ao racha do partido, que separou os grupos de José Maranhão e Ronaldo Cunha Lima em 1988. Com o racha, Cícero seguiu Ronaldo e deixou o partido.

O MDB chega com força para a disputa, neste ano, após importar do radialismo o seu candidato. Nilvan Ferreira faz a primeira disputa pela prefeitura de João Pessoa justamente na sua estreia em disputas eleitorais. O comunicador assumiu um discurso de outsider da política com o intuito de atrair o eleitor conservador da capital.

Já Cícero Lucena traz o PP ao protagonismo pela primeira vez. O partido nunca disputou a prefeitura da capital e sempre ocupou espaços nas composições partidárias. O progressista assumiu perfil de centro na disputa eleitoral e conseguiu, com isso, atrair para si a maioria dos apoios.

Veja a lista dos prefeitos eleitos desde a redemocratização:

1988 – Wilson Braga (PFL)*

1992 – Chico Franca (PDT)

1996 – Cícero Lucena (PMDB)**

2000 – Cícero Lucena (PMDB)**

2004 – Ricardo Coutinho (PSB)

2008 – Ricardo Coutinho (PSB)

2012 – Luciano Cartaxo (PT)

2016 – Luciano Cartaxo (PSD)

2020 – ?

* Hoje DEM

** Hoje MDB

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *