Conteúdo 8:25

Operação Calvário: Ricardo passará por audiência de custódia às 10h

Ex-governador foi preso ao desembarcar no Brasil, vindo de Portugal onde passava férias

Ricardo Coutinho é acusado de comandar uma organização cerimoniosa no governo do Estado. Foto: Francisco França

O Tribunal de Justiça da Paraíba (JPPB) marcou para esta sexta-feira (20), às 10h, a audiência de custódia do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB). Ele foi preso ao desembarcar em Natal, no Rio Grande do Norte, vindo de Portugal, onde passava férias. Coutinho constava na lista de procurados pela Justiça desde terça-feira (17), quando foi desencadeada a sétima fase da operação Calvário, batizada de Juízo Final. O nome dele chegou a ser informado à Interpol.

Coutinho chegou à carceragem da Polícia Federal, no bairro João Agripino, em João Pessoa, durante a madrugada. O ex-governador foi um dos 17 alvos dos mandados de prisão expedidos pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida a pedido do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. Com a apresentação do ex-gestor, subiu para 14 o número de presos na operação.

O ex-governador deve ficar em cela distinta dos ex-auxiliares Gilberto Carneiro, ex-procurador-geral do Estado, e Waldson de Souza, ex-secretário das pastas de Saúde, Planejamento e Interiorização. A determinação é do desembargador Ricardo Vital de Almeida.

Ao falar com a imprensa, durante a madrugada, o advogado do governador, Eduardo Cavalcanti, disse que Ricardo Coutinho se mostrou surpreso com o mandado de prisão. Ele disse esperar que o pedido de habeas corpus protocolado no Superior Tribunal de Justiça seja julgado ainda nesta sexta.

A denúncia do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (gaeco), do Ministério Público da Paraíba, resultou em 17 mandados de prisão e 45 de busca e apreensão. Os suspeitos foram divididos em em núcleos que comporiam a suposta organização criminosa. A relação inclui os grupos político, administrativo e econômico, além dos responsáveis pela operacionalização do esquema. O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), alvo de mandado de prisão, é apontado como o cabeça na suposta organização criminosa.

Os levantamentos apontaram que, no período de 2011 a 2019, somente em favor das OS contratadas para gerir os serviços essenciais da Saúde e da Educação, o Governo da Paraíba empenhou 2,4 bilhões de reais, tendo pago mais de 2,1 bilhões, sendo que destes, 70 milhões de reais teriam sido desviados para o pagamento de propina aos integrantes da Organização Criminosa.

Na área da saúde, as irregularidades eram executadas notadamente por meio de direcionamento de contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais e equipamentos para as unidades hospitalares junto a empresas integrantes do esquema e indicação de profissionais para trabalharem nas unidades de saúde.

A audiência de Custódia de Ricardo Coutinho acontece às 10h na Câmara Criminal do TJPB, com o juiz Adilson Fabrício.

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    Pedro Alves de Lima

    O filho de Manoel Cadido de Figueiredo e neto de Antonio Guedes Alves de Lima e das Familias , dos das Silva, Casado, Lima, da terra do Cariri Paraibano de Umbuzeiro.
    Nascido no no alto dos papagaios de Aroeiras e quando Aroeiras era de Umbuzeiro um cidadão orgulhoso

    Em ser Paraibano dos Figueiredos de Barra de Santana, dos Guedes de Gado bravo,

    NÃO POSSO ACEITAR ESTE TIPO DE POLITICA SAFADO, POIS ESTE CABRA SAFADO ESTAR DEPONDO CONTRA A HORRA DE UM POVO QUE COM SEUS BRAÇS FORTES CONTRUIRAM ESTA NAÇÃO OS PARAIBAS,

    Por ultimo sou um dos filhos da Mãe Loira a matriaca dos novos Figueiredos de Barra de Santa , a ultima filha do Cacique dos Indios Kariris do Brasil.

    Mae de Barandina, que teve 52 filhos com Manoel Borge , de Alagoas Grande , e das minhas dus Avós .

    Os filho de Mae Loira, fundaram a Cidade de Campina Grande os tropeiros da Borborema, seus filhos Saviano, Ze Gago, alem de Antonio de Vá Jose Figueiredo, Filho , Tio e meu avo filhos de Pai velho, filho de ZEZE Figueiredo.

    Alem dos nossos parentes Agemiro, de Figueiredo, o maior Senador com maior numero de mandatos do Brasil, e seus Irmaos Manoel Figueiredo, do recanto, Antonio, Pedro Fiqgueiredo, alem dos nossos primos do Brejo de Remijo os Americos de Almeidas de Figueiredo.

    Dentro deste Pedro Americo .O GRANDE PINTOR DE PROJEÇÃO MUNDIAL e seu Irmão Jose de Almeida, o grande Ministro da Guerra ,

    Que COMO mINISTRO acabou a guerra de 38 dos Imãos Agemiro e Manoel Figueirodo, sendo Agemiro , governador e Manoel Cangaceiroo da Fazenda Recanto de Fagundes.
    Eu e todos estes meus parentes vivos ou mortos merecem respeito dos governantes de nosso Estado e mais somos filhos e netos dos Indios Cariri e Kariris do Brasil

    Falo ainda como presidente do Conselho Consultivo da FFIKB e mando que se for verdadeira esta materia que seja preso este cabra safado e toda sua quadrilha em noma de honrradez do povo Paraibano.

    Portanto sou o presidente do Sindicato Patronal do Petroleo , com base territorial da Paraiba o qual foi recebido pelo o governo deste Estado

    Quando era o Governador o neto de Pedro Cunha Lima , e Filho de Ronaldo Cunha Lima,. Cassio Cunha Lima, um dos nossos parentes que tambem deve estar tendo o meu sentimento.

    E mesmo logem de minha Paraiba peço que faça com esse cabra safado alem de todos assaltantes de meu Estado o que foi feito com o cangaceiro Antonio Silvino. que preso foi trabalhar fazendo e

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *