Ricardo chama opositores de “hienas da política” e anuncia recurso para acabar racionamento

Atendendo ação movida pela Defensoria Pública, juíza suspendeu fim do racionamento em Campina Grande

Reprodução/Twitter

O governador Ricardo Coutinho (PSB) demonstrou grande irritação com a decisão judicial que impediu o fim do racionamento em Campina Grande e 18 cidades atendidas com água do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). Pelas redes sociais, ele prometeu recorrer da decisão e atacou adversários. “Eu disse q a Transposição do São Francisco era o maior golpe contra o coronelismo político que produz poder com água. Alguém tem dúvidas? As hienas da política e do atraso vibraram com a continuidade do racionamento, afinal, atinge “apenas” a 90% da população que mais precisa”, disse o gestor. O revés jurídico ocorreu nesta segunda-feira (21), atendendo Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública da Paraíba.

A decisão da juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, Ana Carmem Pereira Jordão, foi proferida no mesmo dia em que o governador Ricardo Coutinho anunciou a antecipação do fim do racionamento. A previsão inicial era encerrar no dia 26 deste mês, data em que o ex-presidente Lula estará em João Pessoa. Esta data foi antecipada para a sexta-feira (25). O argumento do governador foi o de que o Açude Epitácio Pessoa já ultrapassa a marca de 8,2% de acumulação de água. São mais de 33,8 milhões de metros cúbicos. Esta era a meta estabelecida desde quando começou o envio das águas da transposição via Rio Paraíba. O manancial tem capacidade para 411 milhões de metros cúbicos.

A juíza, acatando os argumentos da Defensoria Pública, concedeu em parte a liminar, alegando que o governo deveria comprovar a capacidade hídrica para garantir o abastecimento. Uma nota divulgada pelo Ministério da Integração Nacional alegou que só se poderia falar em segurança hídrica no manancial quando se atingisse 97 milhões de metros cúbicos de água. Isso equivale a quase três vezes o volume atual e é similar à marca de quando foi iniciado o racionamento, em dezembro de 2014. O argumento foi utilizado por auxiliares e aliados do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB). Eles alegaram motivação política na decisão do governador, de antecipar o fim do racionamento.

Nas redes sociais, Ricardo Coutinho protestou: “Desde 18/07, a Agência Nacional das Águas já autorizara o Estado a suspender o racionamento. Parece que decisões técnicas não valem nada. Decisão da Justiça se cumpre… e se recorre. Lutaremos c todas as armas da legalidade e do bom senso p/ dar a CG e região o direito à água”, ressaltou.

11 comentários - Ricardo chama opositores de “hienas da política” e anuncia recurso para acabar racionamento

  1. Cláudio Disse:

    Tô com Ricardo esse é um verdadeiro governador parabéns Ricardo Coutinho

  2. Ricardo Disse:

    Não aguenta ser contrariado.

  3. maria rita Disse:

    Não estou acreditando que saiu da boca de Ricardo Coutinho esta última frase: DECISÃO DA JUSTIÇA SE CUMPRE… tremendo EMBUSTEIRO este senhor governador. Pois no caso do IPEP/IASS ele descumpriu todas as ordens da justiça para cumprir o julgamento TRANSITADO E JULGADO. Inclusive criou uma uma CONSTITUIÇÃO FEDERAL exclusiva só para o governo dele ( quando o artigo da Constituição contraria a vontade dele, ele simplismente descumpre). Quanto a recorrer, aí sim, ele e Gilberto Carneiro são especialistas em protelação e LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ, POIS RECORREM ATÉ A JULGAMENTOS TRANSITADOS E JULGADOS – uma aberração jurídica. Só quem sabe, é quem sabe… o resto é pago para agradar ao REI.

  4. maria rita Disse:

    LUTAR COM TODAS AS ARMAS DA LEGALIDADE… meu Jesus Amado, doeu nos ouvidos ouvir desse governador um embuste desse. Recorrer de causa TRANSITADA E JULGADA ( como a do IPEP) é ilegal, é crime, é litigância de má fé, e protelação. Pior… é além de recorrer de um julgamento já feito, é descumpri-lo descaradamente. Vá enganar a população dos seus CODIFICADOS com este discurso mentiroso… Em Campina Grande você não engana não, temos um mínimo de lógica e visão para superar seus cegos eleitores codificados com tarja preta.

  5. Jose Disse:

    CONCORDO EM GÊNERO E GRAU COM MARIA RITA.
    Esta hiena política, se esconde na pele de justiçeiro(JUSTIÇA SE CUMPRE) e depena os serviços e o Funcionalismo publico estadual.
    A JUIZA AGIU CORRETO. PARABÉNS A JUIZA QUE FOI FELIZ NA SUA DECISÃO. Pois,
    NÃO HÁ RESERVA HÍDRICA O SUFICIENTE PARA SUSPENDER O RACIONAMENTO DAGUA EM CAMPINA GRANDE- SÓ POLITICAGEM BARATA.

  6. juliana Disse:

    A PRÓPRIA POPULAÇÃO DE CAMPINA GRANDE, EM VÁRIAS ENQUETES, NÃO QUEREM SAIR DO RACIONAMENTO AGORA, DEVIDO AO BAIXO VOLUME DE AGUA DO AÇUDE DE BOQUEIRÃO; SERIA IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNADOR, ALÉM DE QUERER PEGAR CARONA NUMA OBRA FEDERAL, TENTA A TODO CUSTO CRIAR UM CLIMA ELEITOREIRO EM CAMPINA GRANDE, JÁ QUE O MESMO NÃO TEM VEZ, NEM VOZ, E NEM VOTO EM CAMPINA GRANDE, VISTO ISSO QUE O MESMO AMARGOU UMA DERROTA HORRÍVEL COM O SEU CANDIDATO A PREFEITO ADRIANO GALDINO NAS ELEIÇÕES DE 2016; GOVERNADOR PQ O SENHOR NÃO LIMPOU TODO O RIO PARAÍBA, O MESMO QUE PASSA AS ÁGUAS DA TRANSPOSIÇÃO DURANTE O PERÍODO DA SECA!?

  7. juliana Disse:

    GOVERNADOR PQ ATÉ AGORA O SENHOR NÃO ADMITIU QUE HÁ DESVIOS DE ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO? E PQ O PRESIDENTE DA AESA, O SENHOR JOÃO FERNANDES, DEFENDE TANTO O SISTEMA DE IRRIGAÇÃO DO LEITE DO RIO PARAÍBA? SERÁ QUE NÃO É PQ TENHA ALGUM APADRINHADO POLÍTICO COMO SENDO UM DESSES EMPRESÁRIO DO RAMO DE PLANTAÇÃO AGRÍCOLA!?

  8. juliana Disse:

    ANO PASSADO QUANDO O AÇUDE AINDA ESTAVA COM SEUS 8,2%, O MESMO VOLUME QUE ESTÁ HOJE, JÁ ESTAVA NO RACIONAMENTO, E PQ TIRAR DO RACIONAMENTO AGORA, VISTO PQ O MANANCIAL ESTÁ COM O MESMO VOLUME DE OUTRORA; GOVERNADOR VÁ SE OCUPAR EM PRIMEIRO LUGAR EM TIRAR A INSEGURANÇA QUE REINA EM TODA A PARAÍBA, POIS A BANDIDAGEM TOMA DE CONTA DE TODA A PARAÍBA, SEM CONTAR QUE O SENHOR DEU AS COSTAS PARA A SAÚDE QUE ESTÁ UM CAOS EM TODAS AS CIDADES; NÃO PENSE QUE ESTRADAS CONSTRUIDAS, DÁ SAÚDE A ALGUÉM, NÃO PENSE QUE QUEM MORRE VEM VOTAR NO SENHOR; MAS QUEM VIVERÁ EM 2018, VAI TAMBÉM LHE DÁ AS COSTAS NAS URNAS!

  9. juliana Disse:

    ANO PASSADO QUANDO O AÇUDE AINDA ESTAVA COM SEUS 8,2%, O MESMO VOLUME QUE ESTÁ HOJE, JÁ ESTAVA NO RACIONAMENTO, E PQ TIRAR DO RACIONAMENTO AGORA, VISTO PQ O MANANCIAL ESTÁ COM O MESMO VOLUME DE OUTRORA; GOVERNADOR VÁ SE OCUPAR EM PRIMEIRO LUGAR EM TIRAR A INSEGURANÇA QUE REINA EM TODA A PARAÍBA, POIS A BANDIDAGEM TOMA DE CONTA DE TODA A PARAÍBA, SEM CONTAR QUE O SENHOR DEU AS COSTAS PARA A SAÚDE QUE ESTÁ UM CAOS EM TODAS AS CIDADES; NÃO PENSE QUE ESTRADAS CONSTRUIDAS, DÁ SAÚDE A ALGUÉM, NÃO PENSE QUE QUEM MORRE VEM VOTAR NO SENHOR; MAS QUEM VIVERÁ EM 2018, VAI TAMBÉM LHE DÁ AS COSTAS NAS URNAS!!!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *