Conteúdo 18:14

Privatização da Cagepa: tom enigmático de Ricardo preocupa oposição

Ricardo Coutinho pede tempo para se pronunciar sobre a privatização da Cagepa. Foto: Divulgação/Secom

O tom enigmático do governador Ricardo Coutinho (PSB) ao falar sobre a possibilidade de privatização da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), nesta sexta-feira (24), deixou os deputados do bloco de oposição de orelha em pé. O gestor, durante solenidade para o anúncio de novas linhas de ônibus para Bayeux, abandonou a postura adversa ao tema e disse que só iria falar sobre o tema daqui a alguns dias, depois de conversar com algumas pessoas e setores. O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Tovar Correia Lima (PSDB), está convocando os outros 11 integrantes do grupo para uma reunião na próxima quinta-feira (2) para avaliar o tema.

Uma das preocupações é saber como andam as contas da Companhia, afinal, a Assembleia Legislativa autorizou o governo do Estado a contrair empréstimo de R$ 179 milhões recentemente, justamente para pagar dívidas da empresa e sanear as contas. A visão de Tovar não é propriamente contrária à privatização, desde que haja viabilidade e necessidade para isso. Ele alega, inclusive, que a privatização poderá melhorar a prestação dos serviços. A visão dele é parecida, mas só em parte, com a de outro oposicionista, o deputado Janduhy Carneiro (Podemos). O parlamentar também quer saber como foi aplicado o dinheiro do empréstimo, mas defende que só haja privatização caso a empresa seja deficitária. “Não acredito que isto esteja acontecendo”, disse.

 

Mudança

No início da semana, o governador foi muito convicto ao responder pergunta do blog sobre a perspectiva de privatização. “A Cagepa não será privatizada”, assegurou. A garantia foi dada também pelo secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo. O tom, no entanto, foi amenizado nesta sexta-feira. “Eu vou fala sobre isso daqui a alguns dias. Vou falar com bastante propriedade. Só peço a vocês que me deem um pouco de tempo. Vou me pronunciar sobre o conjunto de medidas e sobre a questão da Companhia de Água e Esgoto. Eu só peço alguns dias, porque estou colhendo uma série de dados. Estou dialogando com alguns setores para que possa tornar (isso) público ao povo da Paraíba”, disse.

O tom usado pelo governador segue a mesma linha do adotado pelo deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), líder do governo na Assembleia. O parlamentar fez discurso nesta semana atribuindo a perspectiva de privatização a uma exigência do presidente Michel Temer (PMDB). A referência é ao projeto encaminhado ao Congresso Nacional e que cobrará dos estados que precisarem de socorro financeiro a privatização de estatais, notadamente das ligadas ao abastecimento de água. A do Rio de Janeiro, a Cedae, foi a primeira a ter a venda autorizada pela Assembleia Legislativa do respectivo estado. A posição de Bezerra foi vista como uma mudança de rumo na avaliação do governo.

Hervázio Bezerra atribui a perspectiva de privatização à pressão do governo federal, seguindo o mesmo mote adotado pelo hoje senador José Maranhão (PMDB) na época em que ele comandou o governo do estado. Entre 1999 e 2001 foram desestatizadas as companhias de telefonia (Telpa) e de energia (Saelpa).

Para bom entendedor…

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    ADRIANO

    ABSURDO,

    AGUA É VIDA, NÃO É MOEDA E TROCA.

    SEM AGUA NINGUEM VIVE
    POR ISSO E
    É UMA QUESTÃO POLITICA E NÃO FINANCEIRA.

  2. Avatar for Suetoni
    MARTA

    PRIVATIZAR AGUA É DIFERENTE DE ENERGIA, TELEFONE, ETC

    ESSE TEMER É UM DITADOR, NÃO TRABALHA PARA OS MAIS POBRES. SÓ PARA ESSAS GRANDES CORPORAÇÕES. VAMOS
    COMEÇAR A VER NESSE PAIS UMA VOLTA A CONCENTRAÇÃO DE RENDA. ELE JA ESTA FAZENDO ISSO.

  3. Avatar for Suetoni
    Arquimedes Barros de Medeiros

    PRIVATIZAR VAI CONTRA OS PRECEITOS SOCIALISTAS

  4. Avatar for Suetoni
    Abdon

    Eu quero saber o que tem haver privatização com a crise financeira do país.

    Privatização não resolve nada, só piora ainda mais a questão do desemprego.

  5. Avatar for Suetoni
    sebastiao satiro da nobrega filho

    altamente sem logica essa ideia de privatizar a cagepa, tudo isso vem do michel temer para dar para a empresa a poderosos empresarios ligado ao sei partido e aos tucano, FHC privatizou muito e o que resolveu investiram por exemplo na saude, não comeram o dinheiro, privatizar no brasil é mesmo que rouba.

  6. Avatar for Suetoni
    Francisco Clementino de araujo

    Privatizar é tira o direito de quem queimou a pestana estudando para o Concurso Publico e agora fica chupando o dedo.

    • Avatar for Suetoni
      Francisco Clementino de araujo

      Privatizar é tira o direito de quem queimou a pestana estudando para o Concurso Publico e agora fica chupando o dedo.

  7. Avatar for Suetoni
    joao paulino.

    Joao Paulinho

  8. Avatar for Suetoni
    joao paulino.

    Ok

  9. Avatar for Suetoni
    oneir

    Tem mais e que privatizar mesmo , so assim veremos as coisas andar o estado ser realmente saneado , ter uma agua de melhor qualidade e prestação de serviço digna.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *