Sem categoria 23:01

Curiosidades sobre a saúde dos seus olhos

Para enxergar, os olhos são essenciais. Eles funcionam como câmeras fotográficas que captam as imagens através de um sistema de lentes e levam para o cérebro onde a visão é processada, alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde dos seus olhos.

Saúde dos seus olhos

Uma quantidade infinita de informações sobre nossa saúde podem ser checadas com um bom exame oftalmológico.

Uma pesquisa feita pelo IBGE mostrou que 1 em cada 5 brasileiros tem algum problema de visão.

Cerca de 1,2 milhões de brasileiros são deficientes visuais, sendo que a OMS estima que 70% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser tratados ou mesmo evitados. As principais causado cegueira são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular. O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível.

Além de visitas ao oftalmologista, alguns cuidados são essenciais para uma boa visão.

1. Boa alimentação e exercícios físicos importam para a saúde dos seus olhos

Esses  são a chave para uma vida saudável e trazem muitos benefícios. O que muitos não sabem é que um dos benefícios de se levar uma vida saudável é ter também uma boa visão.
A hipertensão e o diabetes são causas de cegueira. Então se você mantêm a pressão e a glicose do sangue compensadas você está protegendo sua visão.

2. Piscar rotineiramente

Mesmo sendo uma ação involuntária, o ato de piscar também contribui para a saúde dos olhos. Alguns hábitos como computador, celular e mesmo televisão nos fazem esquecer de piscar os olhos e esse fato contribui para o ressecamento deles. O ato de piscar lubrifica os olhos, evita visão cansada e ainda tem ação bactericida.

3. Usar óculos de sol

Todos sabem da importância dos óculos de sol para bloquear os raios ultravioleta. O que muitos não sabem é que o uso de óculos falsificados – com lentes que não bloqueiam os raios – é pior do que não usar nada. Isso acontece porque, ao colocar os óculos de sol, seus olhos funcionarão como se estivessem em um ambiente escuro. Dessa maneira, a sua pupila ficará mais dilatada permitindo a entrada dos raios ultravioleta, caso os seus óculos sejam falsos.
Pagar mais barato em óculos de sol sem proteção é totalmente arriscado para a saúde dos olhos.

4. Dormir bem

Dormir bem contribui para a saúde dos olhos, uma vez que a rodopsina, um pigmento da retina, se regenera enquanto estamos dormindo.

Então, dormir menos do que seis horas, prejudica essa regeneração, causando irritação nos olhos devido à falta de lubrificação.

5. Evitar o cigarro 

As pessoas que fumam têm mais chances de desenvolver catarata e ter degeneração macular, além do fumo trazer prejuízos para as pálpebras e para os nervos. Embora pareçam dois assuntos distintos, o cigarro está relacionado e é prejudicial à saúde dos olhos.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *