Opinião 16:27

Quando foi que a pandemia de Covid-19 acabou?

Quando foi que a pandemia de Covid-19 acabou? / Foto: Pleno Poder

Quando foi que a pandemia de Covid-19 acabou? A resposta parece óbvia e talvez seja unânime. Não acabou. Mas, alguns comportamentos dão a impressão de que ela nunca existiu. E que, por isso, não há necessidade de se prevenção.

Isso porque a redução dos indicadores na Paraíba foi o suficiente para, que em alguns casos, vidas sejam arriscadas novamente.

Antes mesmo de 30 dias após março, o pior mês da pandemia, quando o estado beirou o colapso na rede de saúde, as flexibilizações começaram a acontecer. Agora, elas avançam em uma velocidade oposta à da vacinação.

Enquanto uma nova flexibilização surpreende a cada 15 dias, a campanha de imunização segue em passos lentos. Falta vacina, sobra preocupação e incerteza.

Em Campina Grande, o último decreto publicado pela prefeitura venceu no dia 21 de abril. Em João Pessoa e Patos as aulas em formato híbrido foram autorizadas para o ensino médio. No entanto, profissionais da educação não foram vacinados. Muito menos os estudantes.

Polaridade

Não existe situação confortável nesse momento. Enquanto muita gente só sai de casa para trabalhar ou realizar outra atividade essencial, muitos não tiveram os empregos mantidos e amargam a experiência de não ter comida sobre a mesa.

Existem ainda os que não perdem uma oportunidade de aglomerar, de não usar máscaras, de se lixar para a vida alheia, enquanto se dão ao luxo de não sentir medo diante de um pesadelo. Esses prejudicam a todos e qualquer um citado até aqui.

A vida não pode parar, é fato. Mas ela precisa de responsabilidade para seguir.

Entre a polaridade de opiniões mora a marca da tragédia. Quase sete mil paraibanos mortos pelo novo coronavírus. Mais de 400 mil vidas interrompidas no Brasil.

Quando foi que a pandemia de Covid-19 acabou? Esqueceram de me avisar!

Por Iara Alves

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *