Saúde da Mulher 16:01

Orientações de segurança para o sono do seu bebê!

Apesar do sono do bebê ser algo aparentemente fácil de lidar, para muitos pais é motivo de preocupação. Esse foi o assunto do nosso Papo Íntimo da última sexta-feira (30).

Aqui vão algumas orientações fundamentais, principalmente se você for papai ou mamãe de primeira viagem:

 

• Orientação 1: É o sonho de muitas mamães arrumar o quarto do bebê e deixá-lo lindo, mas nesse caso o menos é mais. Berço cheio de objetos é o maior erro que os pais podem cometer. Para a segurança do bebê e tranquilidade dos pais, o berço deve ter apenas o bebê. Nada de enfeites, brinquedos, cobertores ou plástico no colchão. Até o lençol do berço recomendo que seja em tons claros e sem estampas para facilitar a visão de quem observa o bebê dormindo.

 

• Orientação 2: Já na questão da posição em que o bebê deve dormir, a recomendação é deixá-lo de barriga para cima e nada de cobertor cobrindo o rosto do bebê. A morte acidental por sufocamento pode ser evitada pela posição em que a criança dorme e por um berço livre de objetos.

 

 

• Orientação 3: Em caso de sufocamento, é preciso que o Pronto Socorro seja acionado imediatamente, e a orientação para quem está com a criança é: observar se nas narinas e boca tem algo obstruindo e retirar imediatamente, colocar a criança com a barriga para baixo e pressionar as costas para que a criança respire.

 

• Orientação 4: Após as mamadas, colocar o bebê em uma posição que promova o arroto. Apesar de não existir na literatura nenhuma referência em relação ao arroto pós-mamada, é consenso popular que a mãe, ao terminar a mamada, aguarde um pouco com a criança numa posição mais ereta, antes de colocá-la deitada, pois é comum a regurgitação do leite. Enquanto o bebê mama, é comum entrar ar pela boca e esse ar vai para o estomago formando gases, provocando desconforto e levando a cólicas e regurgitação (vômitos).

 

O ideal é que essas orientações sejam dadas durante o pré-natal, para que os pais possam se sentir mais confiantes com seu bebê. Afinal, informação certa pelo profissional de credibilidade salva vidas.

No nosso Papo Íntimo de toda sexta-feira sempre abordamos um tema específico, mas temos também um momento tira-dúvidas, onde eu respondo uma série de perguntas sobre saúde da mulher enviadas pelos telespectadores.

Você também pode mandar aqui nos comentários sugestões de temas e também a sua pergunta, que eu terei o maior prazer de respondê-la!

 

Clique aqui e assista agora na íntegra o Papo Íntimo da última sexta-feira (30)!

TAGS:
Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *