Saúde da Mulher 17:03

Grávida em tempos de pandemia, e agora?

Atenção para as mulheres que desejam engravidar nesse período da pandemia:

No Papo Íntimo da última sexta (23), falamos de um assunto muito delicado, mas que é imprescindível falar sobre: as gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto) que perderam a vida pelo coronavírus.

O número de mortes de grávidas e puérperas por complicações da Covid-19 no nosso estado e no mundo mais que dobrou em 2021.

A média semanal de mortes de grávidas e puérperas por Covid-19 em 2021 disparou em comparação a 2020: passou de 10,4 para 22,2, representando um salto de 113,4%. Ao todo, foram 289 mortes em 13 semanas de 2021, enquanto o ano passado registrou 449 mortes durante 43 semanas de pandemia. (Fonte: oglobo.globo.com)

Sabemos que o pré-natal é uma fase fundamental na vida da grávida. É preciso ser feito um acompanhamento e a relação entre a paciente e o médico precisa ser estreitada, e infelizmente pandemia atrapalhou e muito esse processo, pois envolve o medo da gestante em sair de casa, como também pela escassez de profissionais nos serviços públicos e privados.

A importância do pré-natal se dá por ser um período em que diversas patologias associadas à gravidez podem ser evitadas, controladas e tratadas, como a pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e infeção do trato urinaria (que é a principal causa de parto prematuro). Um pré-natal bem orientado pode proteger a gestante de complicações e até da morte.

Nesse caso, o que eu indico para as mulheres que desejam engravidar?

Oriento que, as mulheres que puderem esperar um pouco mais para engravidar, deixem baixar um pouco mais a onda da Covid-19 e deixem para engravidar quando o mundo estiver mais seguro em relação à pandemia. E caso você engravide ou já esteja grávida, não deixe de realizar o seu pré-natal, mesmo que seja através de consultas online. E o mais importante: Se cuide e tente AO MÁXIMO não se expor e expor a vida do seu bebê!

 

Clique aqui e assista agora na íntegra o Papo Íntimo da última sexta-feira (23)!

 

TAGS:
Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *