Mercado em Movimento

Camila Esposte
Láuriston Pinheiro

NQA lança programa para quem quer trabalhar com cinema e TV

Cardápio inclui aulas sobre Direção Criativa, Narrativa de Séries, Produção e Mercado Internacional, Des-documentário, Indicadores de Qualidade e Captação Digital e Roteiro Infanto-juvenil.

Primeiro workshop será de Direção Criativa com o roteirista Henrique Goldman. Foto: Divulgação

 

O Núcleo de Qualificação de Audiovisual do Nordeste (NQA) acaba de lançar vários cursos de formação para quem deseja trabalhar com cinema e televisão.

O cardápio inclui aulas sobre Direção Criativa, Narrativa de Séries, Produção e Mercado Internacional, Des-documentário, Indicadores de Qualidade e Captação Digital e Roteiro Infanto-juvenil. As aulas do primeiro curso se iniciam em junho e as inscrições podem ser consultadas no site.

O programa conta com seis cursos que ocorrem até o final de 2021.

As formações, que serão totalmente online, serão ministradas por profissionais com larga experiência, como o diretor e roteirista Henrique Goldman, a roteirista de telenovela Sônia Rodrigues, o gestor público e roteirista de telejornal Getsemane Silva e o produtor cinematográfico Paulo Boccato.

A curadoria do projeto é da cineasta Maria Pessôa.

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada na LFS – London Film School e no INA – Institut National de l’Audiovisuel, ela assinou recentemente a direção de fotografia do especial Mães – Um Filme pra Falar de Amor, exibido na Globo Recife.

Para ela, o curso de formação é visto como um caminho que pode ser seguido pelos profissionais que buscam mudar o formato de trabalho.

“Pessoas de áreas distintas podem ter interesse na área. Qualquer um que tenha interesse em reescrever a própria história profissional pode se inscrever.

Não existe um público específico”, pontua a cineasta, que foi Coordenadora Técnica da Massangana Multimídia Produções (2005/2008), Fundação Joaquim Nabuco, participou da implantação do CANNE – Centro Técnico Audiovisual do Norte e Nordeste, foi professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau.

Veja também  Carol Figueiredo confirma presença no RD Hostel 2021

Maria Pessoa também participou da equipe técnica de vários curtas, médias e longas metragens filmados no Brasil e em Londres.

Foi responsável pela supervisão de pós-produção em Nova York do premiado curta pernambucano “Simião Martiniano – o camelô do cinema” direção Clara Angélica e Hilton Lacerda, e “O mundo é uma cabeça” direção: Bidu Queiroz e Cláudio Barroso e Shenberguianas direção: Sérgio Oliveira.

 

Direção criativa

O primeiro workshop oferecido é o de Direção Criativa com o roteirista Henrique Goldman.

A carga horária do curso é de 30 horas, divididas em 10 encontros de 3 horas cada.

As primeiras aulas serão focadas em como desenvolver uma ideia e dar os primeiros passos para escrever um roteiro de cinema voltados para curta-metragens.

Ao examinar os elementos básicos de uma cena e de um enredo, o aluno será solicitado a criar o começo, meio e o fim de uma história – a semente original a partir do qual cada aluno vai desenvolver um curta-metragem e realizá-lo.

 

Henrique Goldman

Mora em Londres desde 1992. Dirigiu vários documentários na África para a Rai Television e Unicef.

Em 1998, escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem “Ixcan”, ambientado na Guatemala. Escreveu e dirigiu “Princesa”(longa metragem).

Produzido por Rebecca O’Brien, estreou no Sundance Film Festival em 2001 e foi selecionado para os festivais de cinema de Edimburgo e do Rio de Janeiro, entre outros.

A Princesa ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Los Angeles Outfest Film Festival em 2001 e é o filme brasileiro mais assistido no Youtube, tendo mais de 5 milhões de visualizações.

Sobre o NQA

O Núcleo de Qualificação Audiovisual do Nordeste conta com mais de 20 anos de atuação e forma profissionais que atuam com audiovisual, tanto no cinema quanto na academia.

O núcleo já formou mais de 400 profissionais que atuaram em projetos nacionais e internacionais.