Mercado em Movimento

Camila Esposte
Láuriston Pinheiro

Projeto Cidadão Global contará com a presença de Al Gore este ano

Realizada pelo Santander Brasil e pelo jornal Valor Econômico, a quarta edição do evento acontece na próxima terça-feira.

Al Gore, ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, será a estrela do Cidadão Global de 2021. Foto: Reprodução

 

O Cidadão Global de 2021 vai receber o ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore para falar sobre meio ambiente, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

Realizada pelo Santander Brasil e pelo jornal Valor Econômico, a quarta edição do evento acontecerá pela segunda vez consecutiva em formato 100% digital e gratuito no dia 25 de maio, às 11h. As inscrições poderão ser feitas no site.

O fórum, que sempre traz um ciclo de debates sobre o que significa ser um cidadão do século 21, terá neste ano o tema Sustentabilidade: na visão de quem inspira e respira o progresso responsável do planeta.

Na abertura, os líderes das empresas realizadoras do evento, José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, e Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil, vão falar sobre a necessidade urgente de mudanças de atitudes da sociedade, governos e empresas, trazendo pautas propositivas e exemplos que sirvam de inspiração para ações futuras.

“Temos testemunhado o renascimento da ciência como bússola para decisões importantes que tomamos como sociedade.

Está claro que valorizar o desenvolvimento sustentável e a bioeconomia não significa apenas respeitar o poder da razão e do conhecimento, mas utilizar a nossa capacidade intelectual para construir um legado positivo para as próximas gerações”, diz Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil.

“Vamos dedicar o Cidadão Global 2021, em edição virtual e gratuita, a ampliar e democratizar as discussões sobre esse tema que não diz respeito apenas a governos e empresas, mas também a cada cidadão.”

“A educação para a sustentabilidade só irá acontecer se formos buscar inspiração na multiplicidade de povos e comunidades que existem no Brasil e construir o futuro a partir daí”, reforça José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho.

A programação contará ainda com mediação de Luis Alberto Moreno, diplomata colombiano e ex-presidente do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento (de 2005 a 2020), que tem grande histórico de atuação na criação de um ambiente econômico mais favorável para o desenvolvimento de negócios e ações sustentáveis na América Latina.

Veja também  “Caldeirão” registra três vezes mais audiência que segundo colocado

A jornalista Rosana Jatobá será a mestre de cerimônia.

O evento tradicionalmente recebe grandes personalidades internacionais como o ex-presidente norte-americano Barack Obama, o historiador Yuval Harari e a atriz Viola Davis. Com tradução simultânea, a apresentação será transmitida pelos canais de YouTube, Facebook e LinkedIn do Valor Econômico.

Sobre Al Gore

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e atual ativista ambiental Al Gore é co-fundador e presidente da Generation Investment Management, e fundador e presidente do The Climate Reality Project, uma organização sem fins lucrativos dedicada a resolver a crise climática.

Ele também é sócio sênior da Kleiner Perkins Caufield & Byers e membro do conselho de diretores da Apple Inc.

Ele foi eleito para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 1976, 1978, 1980 e 1982 e para o Senado dos Estados Unidos em 1984 e 1990.

Ele foi empossado como o 45º vice-presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 1993, e serviu por oito anos.

Gore também é autor dos best-sellers nº 1 do New York Times “Uma Verdade Inconveniente” e “O Assalto à Razão”, e dos best-sellers “A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano”, “O Futuro: Seis Desafios para Mudar o Mundo” e, mais recentemente, “An Inconvenient Sequel: Truth to Power”.

Em 2006, lançou o documentário “An Inconvenient Truth” (Uma Verdade Inconveniente) sobre mudanças climáticas e aquecimento global, no qual ganhou dois Oscars, além de um segundo documentário em 2017, “An Inconvenient Sequel: Truth to Power”.

No ano de 2007, Gore recebeu o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, por “informar o mundo dos perigos representados pelas mudanças climáticas”.

SERVIÇO

Cidadão Global 2021

Sustentabilidade: Na visão de quem inspira e respira o progresso responsável do planeta

Data: 25 de maio de 2021 (terça-feira)

Horário: 11h

Inscrições: no site  https://cidadaovalorsantander.com.br