Mercado em Movimento

Camila Esposte
Láuriston Pinheiro

Programa Águas Brasileiras recebe apoio de construtora

Projeto apoiado pela MRV foi um dos 26 selecionados pelo edital do Governo Federal.

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março, e para apoiar a oferta de água em quantidade e qualidade, a MRV está investindo em um dos 26 projetos selecionados pelo Programa Águas Brasileiras, criado pelo Governo Federal.

Para ajudar a revitalizar as principais bacias hidrográficas brasileiras, o Governo selecionou, por meio de um chamamento público, projetos que contemplam mais de 250 municípios de 10 estados, e a MRV está destinando R$ 1,6 milhão para apoiar um deles.

Idealizado pela Organização Humana Brasil, o Projeto Agroflorestando Bacias para Conservar Águas foi escolhido pela MRV por exercer alto impacto social, contribuindo para os seguintes ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável):

2 – Fome zero e agricultura sustentável; 6 – Água Potável e Saneamento; 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 12 – Consumo e Produção Sustentáveis; 13 – Ação contra a mudança global do clima e 15 – Vida terrestre.

O objetivo do projeto é implementar 60 sistemas agroflorestais em duas comunidades quilombolas do Município de Muquém do São Francisco, na Bahia, onde existem áreas em situação de vulnerabilidade e degradação ambiental.

Veja também  Anúncios em vídeo movimentaram R$ 8,6 bilhões e predominaram nas redes sociais em 2020

O projeto visa contribuir para a revitalização ambiental, reforçando o uso sustentável dos recursos naturais e aumento da disponibilidade de água em 16 hectares na bacia do São Francisco, além de promover ações de educação ambiental à população das comunidades, onde residem 60 famílias.

A iniciativa vai garantir, ainda, o aumento de sequestro de carbono, que significa a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Segundo o Diretor executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, Raphaael Lafeta, os objetivos do projeto vão ao encontro do propósito da MRV de “construir sonhos que transformam o mundo” para todos os seus públicos.

O executivo ressalta que a empresa é a única construtora brasileira que, há cinco anos consecutivos, integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, além disso, é signatária do Pacto Global da ONU desde 2016, que tem por objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de medidas ESG tendo como base os ODS.