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Marcas investem em podcasts próprios

Empresas de diversos segmentos lançaram conteúdos de áudio nos últimos meses.

Foto: Austin Distel /Unsplash

 

Nos últimos três anos o segmento de podcasts vem crescendo e ganhando mais popularidade entre os brasileiros. Segundo o ranking Podcasts Stats Soundbite, o Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, ficando somente atrás dos Estados Unidos.

De olho nisso, marcas dos mais diversos segmentos, como Azul Linhas Aéreas, Sanofi Pasteur, Natura Musical, Heineken e Tetra Pak, começaram a apostar nesse formato de conteúdo.

Em parceria com a Isobar, a Azul Linhas Aéreas estreou seu canal no Spotify, chamado Voe Azul. Para sua estreia, a marca lançou a série “MeditAzul”, focada em um Carnaval seguro e em casa, por meio de meditações guiadas, aliadas a sons bi-neurais que conduzem a uma experiência imersiva de som 4D.

Ao longo do ano, a plataforma vai contemplar experiências com mais viagens guiadas, entrevistas e histórias reais.

Outra empresa que decidiu investir no formato foi a Sanofi Pasteur, com o recém-lançado “Estação Saúde”, criado pela Clav em parceria com a Publicis.

A cada episódio, um convidado esclarece as principais dúvidas do momento, a fim de conscientizar a população sobre a importância da imunização contra doenças como a gripe.

No fim de janeiro, a Natura Musical, plataforma de cultura da Natura, lançou o podcast “Nos Encontramos na Música”.

Na primeira temporada, o programa traz convidados, como Gilberto Gil, Emicida, Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Karla Martins e Juçara Marçal, para falar sobre diversidade, ancestralidade, empoderamento, comunidade e discutir o papel fundamental da cultura na construção de um mundo bonito, sustentável, igualitário e inclusivo.

Liderado e produzido pela Virtue, agência criada a partir da Vice e responsável pela comunicação de Natura Musical, o podcast é apresentado pela jornalista Sarah Oliveira.

Além do “Nos Encontramos Na Música”, a Natura, em parceria com o podcast “Mamilos”, lançou em 2020 uma minissérie com cinco episódios sobre violência doméstica. Os episódios trouxeram temas relacionados ao abuso e relatos de pessoas da rede de relações da marca.

Outra marca que está apostando nos podcasts é a Tetra Pak. No fim de janeiro, a companhia lançou o “Caixa de Ideias”, podcast inteiramente focado nas necessidades da indústria e fabricantes.

Em cada episódio a ideia da marca é mostrar as mudanças ocorrendo no mercado consumidor e os seus impactos para a produção e oferta de alimentos e bebidas.

O podcast foi idealizado e coordenado pela agência de comunicação JeffreyGroup, sendo produzido, editado e finalizado pela Agência RádioWeb, especializada na produção de conteúdos em áudio.

Em dezembro de 2020, a Heineken também lançou seu próprio podcast, o “Green Cast”. Com coprodução da Balaclava Records, o podcast faz parte da plataforma de música da marca, que há 10 anos busca proporcionar experiências únicas aos consumidores, além de conectá-los ao universo musical, através de ativações, conteúdos digitais e presença em festivais.

A primeira temporada do Green Cast é dedicada inteiramente às histórias e aos bastidores incríveis por dentro dos festivais de música patrocinados pela Heineken.

Fonte: Meio e Mensagem

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