Carreira 8:55

O ano da tecnologia

Mercado de tecnologia teve aumento de 310% de vagas em 2020 e segue em alta.

Foto: Christopher Gower /Unsplash

O mercado de tecnologia está se recuperando rapidamente diante da crise provocada pela pandemia.

A pesquisa WW COVID-19 – Impact on IT Spending Survey, do International Data Corporation (IDC), mostra que 14% do setor de tecnologia no Brasil registrava dificuldades financeiras em setembro de 2020, uma melhora significativa em comparação a julho, quando 48% da indústria reportava problemas.

Outro levantamento realizado pela empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, GeekHunter, mostrou que o número de vagas abertas na área de tecnologia cresceu 310% em 2020.

As vagas preenchidas dobraram entre 2019 e 2020, o que vai na contramão dos dados sobre o desemprego no Brasil, que passa dos R$14 milhões de pessoas.

A empresa apontou o aumento de 14,9% no volume de empresas ativas em sua plataforma, procurando por profissionais da área de desenvolvimento de software e Data Science em especial.

Vagas remotas

A pesquisa da GeekHunter também mostrou um aumento na oferta de vagas remotas desde fevereiro de 2020, quando eram em média 25% do total.

Desde então, esse número cresceu mês a mês, e em novembro já correspondiam a 75% das posições abertas na plataforma.

Faltam profissionais

Apesar do crescente número de novas contratações, a oferta de profissionais de programação e desenvolvimento ainda é menor do que a demanda do mercado, principalmente por profissionais que possuem mais de dois anos de experiência.

Atualmente, a plataforma da GeekHunter conta com mais de 76 mil profissionais de tecnologia cadastrados e 7,2 mil empresas anunciando vagas.

Com a perspectiva de que o mercado de tecnologia continue crescendo, a startup projeta um crescimento de faturamento de 300% em 2021, em comparação com 2020.

Fonte: Valor Investe

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *