Profissionais de marketing usam experiência dos clientes para vender mais

Dados são da pesquisa “Desafios dos Profissionais de Marketing”, conduzida pela Carratu Digital.

Imagem: Divulgação

 

A Carratu Digital, agência especializada em Inbound Marketing e Google Ads sediada em Natal/RN, divulgou, no final de dezembro, uma pesquisa exclusiva para  clientes e colaboradores com as principais tendências e práticas de profissionais de marketing.

A primeira edição do estudo “Desafios dos Profissionais de Marketing” entrevistou mais de 200 profissionais da área, principalmente na região Nordeste.

O levantamento aponta que o uso de dados está se tornando uma ferramente para traduzir, cada vez mais e melhor, a experiência da jornada de compra e pós-compra dos clientes em suas empresas.

Segundo a pesquisa, os profissionais de marketing estão preocupados em acompanhar as mudanças de comportamento e expectativas do consumidor na mesma velocidade em que o consumo acontece na internet. Boa parte dos profissionais entrevistados ( 38,2%) disse que os times de marketing entendem quase ¾ de toda a jornada de compra que os clientes de suas empresas realizam.

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Os entrevistados também apontaram a inovação e o engajamento em tempo real como as principais prioridades e desafios do setor. Atualmente a maior parte dos profissionais identifica que as áreas de estudo para 2021 serão Análise de Dados e Growth Hacking (marketing orientado a experimentos e crescimento rápido).

Empatia orientada por dados

Com uma maior presença do consumidor no ambiente digital, aumentar o engajamento de forma mais empática e personalizada se tornou fundamental. Para atender essas expectativas únicas de cada indivíduo os profissionais de marketing estão mudando a maneira como capturam e gerenciam os dados dos clientes e aumentam o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) que os ajudam a aproveitar tudo isso ao máximo.