Mercado em Movimento

Camila Esposte
Láuriston Pinheiro

Pão de Açúcar lança podcast sobre sustentabilidade

Grupo aposta no áudio para trazer conteúdos sobre os desafios socioambientais e atitudes para o consumo consciente.

Imagem: Divulgação

 

O Pão de Açúcar lançou, na última semana, o podcast ‘Lugar de escuta‘ que ficará disponível na plataforma digital de streaming Spotify com episódios de 30 minutos de duração e a participação de especialistas. A proposta da empresa é criar um espaço de conscientização e conhecimento sobre sustentabilidade, economia circular, bem-estar animal, mudanças climáticas, desperdício e outros assuntos contemporâneos em discussão pela sociedade.

O podcast foi criado em conjunto com a agência BETC/Havas e o primeiro episódio, que foi ao ar na última quinta-feira (15/10), Dia do Consumo Consciente, contou com a participação de Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. Ele falou sobre práticas de consumo responsável e de menor impacto socioambiental. O Instituto Akatu é uma organização não governamental que tem como missão sensibilizar as pessoas para o consumo consciente.

“O Pão de Açúcar tem a sustentabilidade como parte da sua estratégia de negócio e do propósito da marca. Agora, com o lançamento do “Lugar de escuta”, queremos contribuir para ampliar o diálogo, conhecimento e estimular mudança de comportamento. Por isso, escolhemos o formato de podcast, que é prático e acessível, chegando a maior quantidade possível de ouvintes sobre temas que, como a sustentabilidade, precisam ser abordados”, afirma Othon Vela, Diretor de Marketing do Pão de Açúcar.

Outras ações

Para engajar os consumidores sobre os impactos socioambientais causados por comportamentos excessivos, o Pão de Açúcar também vai distribuir ativações  nas redes sociais . No dia 15/10, a marca estimulou conversas sobre o tema com outras marcas, como a Unilever, e realizou uma intervenção urbana na loja Teodoro Sampaio, na cidade de São Paulo, com uma instalação para potencializar o awareness sobre o tema de geração de resíduos e reciclagem. Foram instaladas pilhas de resíduos para representarem a quantidade média de material descartados por uma pessoa num período de cinco anos.

Veja também  Anúncios em vídeo movimentaram R$ 8,6 bilhões e predominaram nas redes sociais em 2020

Pioneirismo em iniciativas de sustentabilidade

Desde 2001, a rede conta com as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, desenvolvidas e implementadas em parceria entre as duas marcas, que recebem diariamente materiais recicláveis descartados pelos clientes.

Entre outras iniciativas do Pão de Açúcar, estão a ação de logística reversa de vidro em parceria com a Ambev e a startup Green Mining, um programa de logística reversa que insere novamente no ciclo produtivo alguns dos materiais descartados por clientes e a substituição de suas bandejas de isopor utilizadas em produtos de hortifrúti das marcas Taeq e Qualitá para uma solução 100% biodegradável. A rede também foi pioneira na oferta de alimentos orgânicos, há mais de duas décadas.

O Pão de Açúcar conta ainda com o programa “Caras do Brasil”. Criado em 1999, que tem o propósito de incentivar o desenvolvimento da cadeia de produção alimentar sustentável, com foco em pequenos fornecedores de produtos representativos das diferentes culturas culinárias regionais.