Já mudou

Pesquisa mostra que pandemia já alterou de forma permanente o comportamento do consumidor.

Foto: KOBU Agency/ Unsplash

 

Há algum tempo vem se comentando sobre as tendências de  mudanças no comportamento do consumidor como consequência da pandemia da Covid- 19.  Mas, de acordo com a pesquisa “Consumidores e a nova realidade”, realizada pela consultoria KPMG, esse comportamento já mudou.

O estudo, que ouviu mais de 12 mil pessoas, de 12 países, incluindo o Brasil, no 1º semestre deste ano, apontou que o consumidor já é mais consciente, seletivo, tecnológico e disposto a economizar.

A primeira parte da pesquisa mostra que as prioridades são a relação custo-benefício (82%), a facilidade (73%), a segurança (71%) e a confiança na marca (68%)

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Outro  destaque é o que o estudo chama de “sabedoria digital”,  que aumentou graças à massiva incorporação dos canais digitais, tanto no grande varejo como nas pequenas e médias empresas.

Agora, os varejistas precisam demonstrar que tratam estes fatores de destaque como  sendo prioridade, visando o bem-estar e a segurança dos clientes para manter a confiança do consumidor em alta.  O resgate dos programas de fidelidade, programas de cashback, comodidade de entrega e programas de assinatura são alternativas  além das fórmulas tradicionais, de descontos ou promoções.