Executivo 22:49

Prefeitura de João Pessoa libera eventos com limite de público e Ensino Médio presencial

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES

 

Foto: divulgação

Apesar do novo decreto estadual manter as medidas restritivas para conter a pandemia da covid-19, a Prefeitura de João Pessoa decidiu manter o ritmo de flexibilizações graduais com a liberação de mais atividades comerciais. O novo decreto da capital foi publicado no Semanário Oficial do Município na noite desta segunda-feira (03) e tem validade até o dia 19 de maio.

Umas das principais novidades é a permissão para realização de eventos corporativos e sociais, como casamentos, batizados, festas de criança, com até 30% da capacidade, podendo ser ampliado para 50% caso utilizem áreas abertas.

Também está liberado o funcionamento de circo, cinemas e teatro com o mesmo percentual de capacidade, desde que também seguindo os protocolos sanitários.

Educação

Na educação, a prefeitura liberou aulas presenciais para o Ensino Médio em escolas particulares, mas com a opção de aula remota para os pais que ainda não sentem segurança para deixar os filhos irem para escola. Também continuam liberados as aulas do infantil, fundamental e cursos livres, com capacidade de 50% por turma.

As aulas na rede municipal de ensino continuam suspensas de forma presencial, ficando mantido o ensino remoto. Também continuará no modo remoto as instituições privadas de ensino superior, exceto para as aulas práticas que poderão ocorrer de modo presencial.

Atividades na praia

Também foi formalizado no novo decreto a permissão para que as pessoas permaneçam nas areias das praias com guarda-sóis, cangas e cadeiras, mas sem aglomeração, ou seja, com distanciamento de dois metros e limitado a grupos de quatro pessoas. Bem como a permissão dos ambulantes nas areias.

As atividades na praia da capital já haviam sido liberadas de maneira informal, após reunião com os comerciantes, segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Capital, Aline Grisi, em entrevista à CBN.

Situação

Na nova avaliação do Plano Novo Normal, divulgada na noite de sábado (1º), João Pessoa se manteve classificada em ‘bandeira amarela’. O status permite a flexibilização de algumas atividades, desde que respeitados os protocolos de segurança sanitária para que não retorne às bandeiras mais restritivas.

Em relação à ocupação dos leitos de Covid-19, a Grande João Pessoa está com 47%. Situação melhor do que a média geral do estado, que está em 55%, e das duas grandes regiões que concentram os pacientes internados de covid-19: Campina Grande (66%) e Sertão (51%).

 

>Confira a íntegra do novo decreto em João Pessoa

 

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *