Vacinação 22:41

Paraíba vai fazer a compra direta de 81 mil doses da Sputnik V, anuncia governador

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

 

Foto: divulgação

O governador João Azevêdo (Cidadania) confirmou que a Paraíba vai comprar 81 mil doses da vacina Russa, a Sputnik V. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15) em sua conta pessoal no Twitter, após o aval da Agência de Vigilância em Saúde (Anvisa).

“Já temos a autorização e estamos trabalhando para cumprir os trâmites burocráticos e as exigências da Anvisa. O objetivo é fazer as vacinas chegarem o quanto antes”, sinalizou o governador.

Em Julho

A expectativa é de que as doses do imunizante contra a Covid-19 cheguem ao Brasil no mês de julho, conforme informou o presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Ceará, Camilo Santana, após reunião on-line com o Fundo Soberano Russo, responsável pela negociação das vacinas.

Os governadores do Nordeste fizeram acordo para a compra de 30 milhões de doses da Sputinik V, mas elas serão enviadas em quantidades específicas. No caso, a Paraíba poderá importar 81 mil doses.

Negociações

A Paraíba já havia manifestado interesse na compra da vacina Russa através do Consórcio Nordeste,  em março deste ano. A proposta inicial era para a comprar 37 milhões de doses, que deverão ser incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Apesar da intenção, os governadores do Nordeste esbarraram na burocracia estabelecida pela Anvisa para liberar a importação, mesmo com a vacina sendo usada, sem relatos de problemas à saúde, em outros países da América Latina e da Europa.

>> Brasil sem vacina, milhares morrendo e Anvisa quer “tempo” para decidir sobre a Sputnik V comprada pelo NE

 

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Angélica Nunes
    Raquel

    Absurdo aplicar no cidadão paraibano uma vacina que não teve sua qualidade, eficácia e segurança avaliadas pela Anvisa. O povo não merece isso.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *