CPI DA COVID-19 Opinião 17:15

O impeachment de Bolsonaro pode não ser mais tão interessante para alguns neste momento

Por LAERTE CERQUEIRA 

Foto: O Globo/ Ueslei Marcelino/Reuters/

Ao menos que o presidente Jair Bolsonaro insista nos arroubos autoritários e ensaie um “golpe”, o impeachment dele, nesse momento, não serve para muitos grupos: nem pro mercado, nem para o Centrão, nem para direita, nem para a centro-esquerda.

Quem quer um processo desestabilizador e incerto como esse agora? Para o vice Mourão assumir? No meio de uma pandemia, com a economia em frangalhos? O processo é ruim e o resultado não surtirá efeito.

A função da CPI da Covid-19, agora, é deixar todas as feridas do governo expostas, em processo lento e, se possível inalcançável, de cicatrização até a eleição. Um sangramento político para que tombo seja eleitoral.

Mas, abastecida com materialidade da incompetência da gestão Bolsonaro na pandemia, tem a arma para qualquer ruptura. Se necessário, pode ser usada.

Por outro lado, o governo terá que reagir para sobreviver, atendendo aos interesses do Centrão e do mercado. Errou tanto que perdeu parte da direita. Tem extremistas e apaixonados e os que esperam uma opção que não seja do outro polo político.

No caso do Centrão, as exigências são intermináveis: cargos, emendas parlamentares para obras e ações nos estados,  leis que beneficiem bancadas. Tudo com vistas a um objetivo maior: 2022.

O mercado vai condicionar o socorro às reformas, administrativa e tributária, às privatizações, aos acenos do simulacro de liberalismo de Paulo Guedes.  Para ele, o fim está próximo porque vem aí as pressões eleitorais, que vão derrubar o equilíbrio fiscal, sonhado um dia.

Em ambos o cenários, o governo está refém. Afora os apaixonados pelo capitão, todos já perceberam que há uma incapacidade de gestão. Poucos acreditam em uma mudança de rumo. Querem, agora, que o tempo passe e que uma solução menos ruim apareça até 2022.

 

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Laerte Cerqueira
    Sidney Alves

    Essa é a opinião do jornalista que se acha imparcil e que nunca propagou o ranso do continuismo da velha política. Meu Deus!

    • Avatar for Laerte Cerqueira
      Laerte Cerqueira

      Sidney, esse é um blog de opinião. O jornalismo opinativo e os espaços destinados a ele nunca serão “imparciais”. Espaço autoral e não tem a ver com imparcialidade. Tem a ver com a impressão pessoal de um momento. Você pode pensar diferente, mas o que a gente precisa é ter o direito de discordar e mesmo assim se respeitar. Abraço.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *