Vacinação 9:12

João Pessoa vai receber 3,5 mil doses da Coronavac e iniciar vacinação neste sábado

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

 

A Prefeitura de João Pessoa deve retomar  a vacinação contra a Covid-19, neste sábado (23). A informação foi confirmada à CBN João Pessoa pelo secretário de saúde do município, Fábio Rocha. A da imunização será discutida às 9h da manhã desta sexta-feira (23), em uma reunião com a SMS.

Segundo o Informe Técnico da Secretária de Estado da Saúde, a capital vai receber 3.570 doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e 10.600 da vacina Astrazeneca, desenvolvida pela Oxford.

Fábio Rocha disse ainda não saber o quantitativo de doses que a capital vai receber, mas que sendo acima de 3 mil doses da Coronavac, há a possibilidade de retomar a vacinação da segunda dose também neste fim de semana.

Por decisão da Justiça, as doses da Coronavac deverão ser utilizadas prioritariamente para aplicação da segunda dose da vacina em quem está na fila de espera. A vacinação na capital está suspensa desde a terça-feira (20), quando estava liberada a aplicação da segunda dose para quem se vacinou com a primeira dose até o dia 15 de março. 

Com a retomada da vacinação, devem ser imunizadas as pessoas que tomaram a segunda dose pelo menos no dia 16 de março, o que daria uma diferença de 39 dias.

A expectativa é que mais doses sejam enviadas na próxima semana. O Secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros afirmou que, após determinação da Justiça Federal na Paraíba, o Ministério da Saúde deve mandar mais 60 mil doses “extras” da vacina Coronavac ao estado, na próxima segunda-feira (26). Caso cheguem, devem dar um alívio a quem está na espera para fechar o ciclo de imunização.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *