Executivo 10:38

João Pessoa vai emprestar 9 mil doses da vacina contra Covid-19 após zerar a fila de espera

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

 

Foto: divulgação/Secom-PB

Após conseguir regularizar a fila de espera pela segunda dose da vacina, em João Pessoa, a Prefeitura vai emprestar 9 mil doses da Coronavac para o governo do Estado e para municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. Os insumos serão distribuídos com os municípios paraibanos que estejam com necessidade doses da vacina do Butantan para aplicação da segunda dose.

O Governo do Estado vai receber 7 mil doses do imunizante. Além disso, serão entregues 800 vacinas para Cabedelo, 500 para Bayeux, 600 para Santa Rita e 120 para Caaporã.

Elas deverão ser devolvidas à capital entre os dias 7 e 8 de maio, seguindo o calendário do Instituto Butantan. “Numa hora dessas precisamos dar as mãos”, afirmou o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, em entrevista à CBN.

A decisão de cooperação aconteceu durante uma reunião do Metro+, consórcio que reúne 12 municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, nesta quarta-feira (28). “Há um consenso de se fazer uma gestão junto ao Governo do Estado para que nos ajude a fazer uma distribuição com sensibilidade sobre o prazo de vencimento. Além disso, pensamos que aqueles municípios que puderem ter doses disponíveis possam ofertar para outro que tenha déficit, até a próxima remessa”, explicou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

Conforto

João Pessoa chegou hoje à etapa de imunização da segunda dose de pessoas que se vacinaram com a primeira da Coronavac até o dia 3 de abril, ou seja, há 26 dias. O prazo estabelecido na bula é para que a dose seja aplicada entre 15 a 28 dias.

Apesar da folga, Fábio Rocha disse que, por enquanto, a capital não deve ampliar os público-alvo na campanha de imunização contra Covid-19. “Nós não vamos mexer em nada. Vamos continuar com nossa vacinação de D2, que está ocorrendo num ritmo muito bom e tudo dentro do previsto”, reiterou.

Campanha

A expectativa da prefeitura é ampliar para novas etapas da vacinação contra Covid-19, apenas com a chegada das doses da AstraZenaca. O novo lote que chega hoje à Paraíba vem com um numero pequeno de 1,8 mil doses da CoronaVac, mas de 86.750 doses da AstraZeneca.

“Não sei precisar ainda a quantidade, mas vai chegar um número considerável da AstraZenaca. De acordo com esse número real, na Rede de Frios, nós vamos montar uma logística para o mais rápido possível aplicar as vacinas nas pessoas”, assegurou Fábio Rocha.

Atualmente a vacinação da AstraZeneca está sendo feita para os trabalhadores da Saúde, de 45 anos ou mais, e será avançada para as comorbidades.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *