Executivo 12:51

João Pessoa terá vacinação da 2ª dose da Coronavac para quem tomou a 1ª até 31 de março

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou que a campanha de vacinação segue nesta terça-feira (27), exclusivamente, com a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac/Butantan para as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 31 de março. Ao todo, 15 mil pessoas já estão aptas a completar o ciclo das duas doses.

Também, a partir desta terça, serão imunizados aqueles que receberam a primeira dose da AstraZeneca, cujo prazo entre as aplicações é de 90 dias.

Cícero assegurou que a capital tem estoque de Coronavac e AstraZeneca para os próximos dias. A garantia é um alívio para que seja evitado novos episódios como os ocorridos no Espaço Cultural, no dia 13 de abril.

Em coletiva, ao lado do secretário de Saúde Fábio Rocha, foi feito um balanço da campanha de imunização na capital, que avançou, consideravelmente, após este fim de semana, com a chegada de novas dose do Ministério da Saúde.

Atualmente, segundo o prefeito, João Pessoa já tem cerca de 220 mil vacinados com a primeira e segunda doses da vacina, sendo 24 mil apenas no último fim de semana.

A campanha para o público-geral foi realizada até este domingo (25), com as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina até o dia 26 de março e já estavam com 30 dias entre as doses.

Em situação mais confortável, a imunização nesta segunda-feira (26) foi centrada na primeira dose para os quilombolas e na segunda para profissionais da saúde e acamados.

Outra possibilidade, com o reequilíbrio da imunização da campanha de vacinação, é a volta de aulas presenciais na rede pública. Cícero disse que, caso os números continuem caindo, vão escalonar as vacinações e o retorno das aulas.

O prefeito também defendeu que as pessoas continuem usando o aplicativo disponibilizado pela prefeitura para o agendamento da vacinação. Segundo ele, 91% dos vacinados foram com agendamento no site ou app.

 

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *