Sessenta anos sem Carmem Miranda: veja um inédito top 15 de músicas mais tocadas

Quando João Pessoa completava seus 430 anos no último dia 5, também completava seis décadas que perdemos a “Pequena Notável” Carmem Miranda, ícone tanto do cinema quanto na música que projetou internacionalmente o Brasil entre os anos 1930 e 1950.

carmem-miranda

Recentemente, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) realizou um levantamento inédito sobre as mais tocadas na voz de Carmem até hoje nas rádios e em outros segmentos.

A marchinha de Carnaval ‘Ta-hí’ (1930) – coincidentemente seu primeiro sucesso – ficou em primeiro lugar, seguida de ‘Adeus batucada’ (1935), ‘Mamãe eu quero’ (1939), ‘Camisa listrada’ (1937) e ‘Balancê’ (1936) como as cinco canções mais executadas, nos últimos cinco anos. No total, Carmem Miranda tem 317 fonogramas cadastrados no banco de dados da instituição.

Os internautas podem conferir a maioria das músicas no site oficial dedicado a cantora e atriz luso-brasileira. Além da audição, o público poderá conferir biografia, fotos, filmografia e depoimentos de nomes como Caetano, Ângela Maria, Marília Pêra, Villa-Lobos (1887-1959) e Almirante (1908-1980), dentre outros. 

Confira abaixo o Top 15 com as músicas interpretadas pela artista mais tocadas entre julho de 2010 e março deste ano, nos segmentos de rádio, música ao vivo, casas de festas, casas de diversão e sonorização ambiental:

PosiçãoTítulo da obraReferência autoral
1‘Ta-hí’Joubert de Carvalho
2‘Adeus batucada’Synval Silva
3‘Mamãe eu quero’Jararaca/Vicente Paiva
4‘Camisa listrada’Assis Valente
5‘Balancê’Braguinha/Alberto Ribeiro
6‘Tico-tico no fubá’Miguel Lima/Zequinha de Abreu
7‘Quando eu penso na Bahia’Ary Barroso
8‘O tic-tac do meu coração’Alcyr Pires Vermelho/Walfrido Silva
9‘Cachorro vira-lata’Alberto Ribeiro
10‘Touradas em Madrid’Braguinha/Alberto Ribeiro
11‘No tabuleiro da baiana’Ary Barroso
12‘E o mundo não se acabou’Assis Valente
13‘O que é que a baiana tem’Dorival Caymmi
14‘Boneca de pixe’Ary Barroso/Luis Iglezias
15‘Como vaes você’Ary Barroso

 

Fonte: Ecad

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *