João Pessoa receberá clássicos restaurados; ‘O Sétimo Selo’ abre o projeto

Clássico absoluto do diretor sueco Ingmar Bergman (1918-2007), O SÉTIMO SELO (1957) é o filme que abre o projeto ‘Clássica’ no dia 23 de julho, na Rede CinEspaço (no MAG Shopping), em João Pessoa.

Det Sjunde Inseglet

A Morte (Bengt Ekerot) desafia um cavaleiro medieval (Von Sydow) no filme de Ingmar Bergman / Foto: arquivo

Com filmes que marcaram a História da Sétima Arte em versões restauradas e digitais (em DCP), o projeto permanecerá por pelo menos uma semana com o longa-metragem em cartaz. A cada mês entrará no circuito um grande clássico do cinema mundial.

Também está confirmado mais uma obra-prima de Bergman, MORANGOS SILVESTRES (para o mês de novembro), além dos clássicos do italiano Federico Fellini (1920-1993): A DOCE VIDA (no mês de agosto) e (previsto para janeiro de 2016); MAMMA ROMA (em outubro), do também italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975); e dois filmes do alemão Werner Herzog: NOSFERATU – O VAMPIRO DA NOITE (setembro) e FITZCARRALDO (dezembro).

O ‘Clássica’ também contemplará as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre e Santos. As informações são da assessoria ProCultura.

Det Sjunde Inseglet 2

O ator sueco Bengt Ekerot encarna a Ceifadora de Almas em ‘O Sétimo Selo’ (1957) / Foto: arquivo

Vencedor do prêmio do Júri no Festival de Cannes, O Sétimo Selo acompanha um cavaleiro medieval (interpretado por Max Von Sydow) que retorna das Cruzadas para uma Suécia devastada pela Peste Negra e pela Inquisição. Em suas andanças onde só observa sofrimento e destruição, ele encontra a Morte (vivida por Bengt Ekerot), que o desafia para uma partida de xadrez.

CONFIRA OS OUTROS LONGAS-METRAGENS DO PROJETO ‘CLÁSSICA’:

A Doce Vida (La Dolce Vita), de Federico Fellini (estreia: agosto)

1960, Itália, p&b, 174 min., DCP

Elenco: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux, Alain Cuny, Annibale Ninchi, Magali Noël

Sinopse: Federico Fellini nos guia em um passeio pelas dores, delícias e pela frivolidade da burguesia romana dos anos 1960. No centro desse passeio está Marcello Rubini, jornalista e colunista social, e suas aventuras profissionais e amorosas. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, ele frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

la-dolce-vita

Nosferatu – O Vampiro da Noite (Nosferatu: Phantom der Nacht), de Werner Herzog (estreia: setembro)

1978, Alemanha/França, cor, 103 min., DCP

Elenco: Klaus Kinski, Isabelle Adjani, Bruno Ganz, Roland Topor, Walter Ladengast

Sinopse: Herzog homenageia dois mestres: o escritor Bram Stoker, cujo livro Drácula é a espinha dorsal do roteiro de Nosferatu, e F. W. Murnau, autor e cineasta do movimento impressionista alemão e diretor de Nosferatu, de 1922. A narrativa acompanha o vampiro Conde Drácula, o agente imobiliário Jonathan Harker e sua noiva Mina.

nosferatu

Mamma Roma, de Pasolini (estreia: outubro)

1962, Itália, p&b, 106 min., DCP

Elenco: Anna Magnani, Ettore Garofolo, Franco Citti, Silvana Corsini

Sinopse: Mamma Roma deseja abandonar a prostituição para começar uma vida nova, vendendo frutas na feira e criando seu filho adolescente, Ettore. Mas Ettore, cercado por más influências e furioso ao descobrir a ocupação de sua mãe, cai em um mundo de criminalidade e se torna vítima da violência policial, frustrando os sonhos de Mamma Roma. Uma visão dramática e, às vezes, irônica, da Itália, repleta de referências à arte e a religião do país.

Morangos Silvestres (Smultronstället), de Bergman (estreia: novembro)

1957, Suécia, p&b, 91min., DCP.

Elenco: Victor Sjöström, Gunnar Björnstrand, Ingrid Thulin, Bibi Andersson

Sinopse: Isak Borg, respeitado professor de Medicina, é convidado por sua universidade de formação, na cidade sueca de Lund, para a cerimônia de comemoração pelos seus 50 anos de carreira. Ele viaja com a sua nora, Marianne, que passa por uma crise em seu casamento, e durante o percurso é obrigado a enfrentar o vazio de sua existência.

morangos-silvestres

Fitzcarraldo, de Herzog (estreia: dezembro)

1982, Alemanha/Peru, cor, 158 min., DCP

Elenco: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy, Miguel Ángel Fuentes, Paul Hittscher, Huerequeque Enrique Bohorquez, Grande Otelo

Sinopse: Brian Fitzgerald sonha alto e busca concretizar seus sonhos na pequena cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, em meio à corrida da borracha. O fã de óperas e de Enrico Caruso, Fitzcarraldo, como é chamado pelos peruanos, decide desbravar uma nova rota de extração de borracha nos rios amazônicos, mas para chegar a seu destino, precisa de um grande feito: transportar um enorme barco à vapor por terra, em uma região montanhosa da floresta.

, de Fellini (estreia: janeiro de 2016)

1963, Itália, p&b,132min., DCP

Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée, Sandra Milo, Rossella Falk, Barbara Steele

Sinopse: Realidade e ficção se misturam no filme mais metalinguístico de Fellini. Mastroianni interpreta Guido Anselmi, diretor de cinema análogo a Federico, sofrendo de um caso terrível de bloqueio criativo. Guido tenta realizar um filme de ficção-científica em um balneário italiano enquanto lida com dificuldades artísticas, pessoais e amorosas, um casamento em crise e várias paixões.

 

6 respostas para João Pessoa receberá clássicos restaurados; ‘O Sétimo Selo’ abre o projeto

  1. Eva says:

    Não tem os horários das sessões dos clássicos restaurados, hoje o
    sétimo selo será de que horas?

    • Audaci Junior says:

      Caríssima Eva, as sessões diárias acontecem às 20h. Esse post foi colocado quando foi anunciado o projeto, ainda sem o horário, que só foi divulgado pela rede de cinema no dia anterior da estreia. No portal, na seção ‘Cinema’, divulgamos os horários de todos os filmes em cartaz, OK? http://www.jornaldaparaiba.com.br/cinema

  2. salvatore says:

    que horas inicia o filme?

  3. salvatore says:

    é entrada gratuita?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *