‘Gonzagão – A Lenda’ volta à PB em janeiro para única apresentação em João Pessoa

Gonzagão a lenda fotoEduardoTarran3

‘Gonzagão – O Musical’ poderá ser visto 30/1 no Ponto de Cem Réis (Eduardo Tarran/divulgação)

Vencedor do Prêmio Shell de Teatro em 2012, entre outros prêmios, o musical Gonzagão – A Lenda volta à Paraíba neste mês de janeiro de 2015 para uma única apresentação no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, no dia 30, às 20h, com acesso gratuito ao público.

O espetáculo escrito e dirigido pelo diretor João Falcão, que passou por Campina Grande em maio de 2014, circula o país há quase dois anos e já foi visto por mais de 100 mil espectadores.

Oito atores e uma atriz se revezam no palco por uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Luiz Gonzaga é interpretado pelo ator Marcelo Mimoso, que é filho de sanfoneiro, taxista e cantor de forró.

01_VIDJP_04_05_14-page-001Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA, em 2014, João Falcão explicou que aproveitou as habilidades musicais do ator entre um grupo de quatro músicos que se integram ao elenco (entre eles o acordeonista Rafael Meninão). “O elenco é composto por nove atores e quatro músicos que se misturam”, resumiu o diretor, que é pernambucano como o protagonista do espetáculo.

Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem, em que realidade e fantasia se confundem, e o autor e diretor João Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.

“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, comentou Falcão certa vez, ressaltando que evitou qualquer didatismo na construção do texto, embora tenha lido vários livros sobre um dos artistas mais importantes da música brasileira, morto em 2 de agosto de 1989, cujo centenário de nascimento foi comemorado em dezembro de 2012.

Dentre as cerca de 40 canções que compõem o roteiro musical de Gonzagão – A Lenda estão clássicos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau-de-arara” e “Asa branca”.

A nova turnê Nordeste de Gonzagão – A Lenda é gratuita e patrocinada pela REDE e Ministério da Cultura, com o apoio local da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Funjope.

Confira um trecho da apresentação:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *