Com programação enxuta, Extremo Cultural anuncia Maria Rita, Seu Jorge, RPM e Revelação

extremocultural2015

Em sentido horário: Seu Jorge, RPM, Revelação e Maria Rita irão se apresentar aos sábados, em João Pessoa

Foi um parto difícil, mas a programação do Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro 2015, enfim, saiu. Serão quatro artistas nacionais na programação enxuta que se desenrola a partir do dia 10 de janeiro nas areias do Busto de Tamandaré, em João Pessoa, sob o comando da Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa).

Maria Rita e Seu Jorgejá anunciados pelo blog – se juntam ao grupo de rock RPM e ao pagode do Revelação na programação mais fraca lançada pelo projeto desde 2013, quando passou a se chamar Extremo Cultural.

Naquele ano, passaram por aqui oito nomes de alcance nacional, entre eles Milton Nascimento, Martinho da Vila, Diogo Nogueira, Alcione, Maria Gadu e Kid Abelha. No ano seguinte, foi a vez de Gal Costa, Titãs, Vanessa da Mata, Beth Carvalho, Roberta Sá etc. entre oito nomes de peso.

Outra novidade na edição 2015 do projeto é que ele passa a ter metade das atrações dos outros anos, já que a programação de sexta-feira foi limada do calendário.

“A razão de escolhermos a praia de Tambaú, e não mais o Ponto de Cem Réis, como local dos shows serve para dar mais comodidade e segurança ao público, que costuma vir aos milhares nesta época do ano – ainda mais favorecido pelo incremento no turismo em João Pessoa”, justificou o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, por meio da assessoria de imprensa do órgão.

Ainda de acordo com a Funjope, um levantamento emitido pelo Corpo de Bombeiros, a arena para os shows no Ponto de Cem Réis compreende lotação não superior a 10,8 mil pessoas – bem aquém da estimativa de público esperada para esta época, segundo a fundação.

Quem foi ao show de Maria Gadú, no Ponto de Cem Réis, em 2013, sabe bem que o espaço era, de fato, insuficiente, fato que levou a prefeitura a, em 2014, relocar os shows, inicialmente anunciados para o Centro, para o Busto de Tamandaré. Para 2015, nem Centro, nem praia: não haverá shows na sexta-feira e pronto. Sem maiores explicações, afinal, por que não continuar com a dobradinha sexta-sábado no Busto?

Como de praxe, para cada show nacional, haverá um artista local. Macumbia, Abrad’Os Zoio, Val Donato e Os Cabeças e Mirandinha e Pura Raiz abrem a noitada no palco instalado no Busto, a partir das 20h. Segundo a Funjope, o show das headlines começa às 22h.

Confira a programação completa mais abaixo.

Além dos shows principais, atrações de cultura popular irão animar os finais das tardes de sábado ali perto do Busto, no Largo da Gameleira, com uma seleção de folguedos: boi de reis, lapinha, afoxé, capoeira, dança cigana e coco de roda.

Programação (no Busto de Tamandaré):

10/01
20h – Banda Macumbia
22h – Maria Rita

17/01
20h – AbradOs Zoio
22h – Seu Jorge

24/01
20h – Val Donato
22h – RPM

31/01
20h – Mirandinha e Pura Raiz
22h – Grupo Revelação

Cultura popular (no Largo da Gameleira, em Tambaú):

10/01
17h – Maculelê da Capoeira Angola Comunidade, do Mestre Naldinho
18h30 – Ciranda do Sol, com Mestre Mané Baixinho

17/01
17h – Boi de Reis Estrela do Norte, do Mestre Pirralhinho
18h30 – Coco de Roda Mestre Benedito, da Mestra Dona Têca de Cabedelo

24/01
17h -Nau Catarineta de Cabedelo
18h30 – Samba de Roda da Escola de Capoeira Afro Nagô, do Mestre Zunga

31/01
17h – Lapinha Jesus de Nazaré, do Mestre Maciel
18h30 -Afoxé Liberdade Negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *