De 1959 a 2013: dez filmes de fantasma para assombrar seu Halloween

eps59-houseonhauntedhill

Vincent Price em cena de ‘A Casa dos Maus Espíritos’ (reprodução)

Porque hoje é Halloween, é hora de lembrar dez filmes que metem medo de verdade. Confira uma lista de sugestões para sua noite das bruxas:

A Casa dos Maus Espíritos (House on Haunted Hill, 1959). Muito provavelmente, o melhor filme de assombração estrelado por Vicent Price. Clássico de William Castle (cuja filmografia é repleta de produções de horror) ganhou refilmagem em 1999, rebatizada no Brasil como A Casa da Colina. Já teve duas edições “de banca” lançadas no Brasil.

13 Fantasmas (13 Ghosts, 1960). William Castle também faria outro filme marcante de fantasmas: este 13 Fantasmas. Você deve se lembrar bem dele: numa casa mal assombrada, uma família usa óculos especiais (estranhos) que permitem enxergar os fantasmas que habitam (perturbam) a casa. Em 2001, o clássico ganhou remake com o mesmo nome, desta vez sob a direção de Steve Beck (que no ano seguinte faria outro filme do gênero, Navio Fantasma). Infelizmente, nunca foi lançado em DVD no Brasil, ao contrário de sua refilmagem.


Desafio do Além (The Haunting, 1963) – Entre Amor, Sublime Amor (1961) e A Noviça Rebelde (1965), o diretor Robert Wise (1945-2005) concebeu essa obra-prima da assombração, editado em blu-ray em 2013 com capricho pela Warner Home Vídeo. O filme tem entre seus fãs personalidades como o diretor Martin Scorsese e o roqueiro Alice Cooper.

A Casa da Noite Eterna (The Legend of Hell House, 1973) – Famosa nas madrugadas dos anos 1980 na Globo, mas nunca lançado em DVD no Brasil, filme de John Hough (que dois anos depois faria A Montanha Enfeitiçada) é mais um a lançar mãos de uma casa repleta de fantasmas. O elenco é encabeçado pelo ator Roddy McDowall – que nos anos 80 faria um caçador de vampiros fajuto em A Hora do Espanto.

A Sentinela dos Malditos (The Sentinel, 1977) – Se você conhece este filme, parabéns! Você é um cinéfilo de carteirinha. Produção cult dirigida por Michael Winner (que ficaria conhecido por Desejo de Matar), é pouco lembrado em listas de filmes de terror. Trata-se, entretanto, de um dos melhores filmes do gênero. Aqui, uma bela modelo (Cristina Raines, que nesse ano faria Os Duelistas, sob o comando de Ridley Scott) se muda para um apartamento assombrado. Chegou a ser lançado em DVD no Brasil pela Book Filmes, mas atualmente está fora de catálogo.

A Troca (The Changeling, 1980) – Também conhecido como Intermediário do Diabo, filme do diretor Peter Medak (que mais tarde ficaria conhecido pelos dois primeiros filmes A Experiência) é um dos principais do ator George C. Scott (Dr. Fantástico, Patton – Rebelde ou Herói?). Outro filme pouquíssimo lembrado, revisita com propriedade o tema mansão mal-assombrada. Chegou a ter uma edição em DVD lançada pela Universal, atualmente fora de catálogo.

Poltergeist (idem, 1982) – Com roteiro de Steven Spielberg, Tobe Hooper – que já havia dado ao mundo O Massacre da Serra Elétrica – se aventurou no campo sobrenatural ao contar a história da pequena Carol Anne (Heather O’Rourke, que morreu com apenas 12 anos de idade; tinha 6 quando fez o filme), raptada por forças ocultas que se comunicam pela televisão. É possível encontrar por aqui a edição especial em DVD (no Reino Unido, o blu-ray foi lançado com legendas em português).

O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999). “Quero te contar um segredo: Eu vejo pessoas mortas”, diz, sussurrante e tremendo de medo, um jovem Haley Joel Osment (então com 10 anos de idade). Sequencia icônica do cinema de horror moderno já atesta a qualidade desse filme de M. Night Shyamalan, estrelado por Bruce Wills. Saiu em DVD com distribuição da Disney, mas está fora de catálogo.

Os Outros (The Others, 2001). Mulher (Nicole Kidman) se muda com os dois filhos para uma casa vitoriana e descobre que o lugar é assombrado. Um dos melhores filmes do gênero em todos os tempos. Foi lançado em DVD (duplo e simples) e blu-ray, ambos da Imagem Filmes.

Invocação do Mal (The Conjuring, 2013). Em tempos de sustos fáceis e produções banhadas a clichê, filme de James Wan (que havia experimentado o gênero, com sucesso, em Sobrenatural) tem o grande mérito de provocar reações à moda antiga. Filme que já nasceu clássico. Disponível em DVD e blu-ray pela Warner Home Vídeo.

 

Uma resposta para De 1959 a 2013: dez filmes de fantasma para assombrar seu Halloween

  1. JOSE ESTEVAM DE MEDEIROS FILHO says:

    Muito boa a relação. Eu acrescentaria “O Iluminado”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *