Youtube resgata especial da TV Sueca em que Sivuca solta a voz com repertório de bossa nova

sivuca

Sivuca, em especial da TV sueca em 1969, toca jazz e canta bossa nova (reprodução)

Em 1969, uma rede de TV sueca exibiu um especial com Sivuca (1930-2006), de pouco mais de meia-hora. Sem barba, o músico paraibano exibe todo seu virtuosismo alternando violão e acordeon e até cantando alguns números de bossa nova.

Essa apresentação está disponível, na íntegra ou em números isolados, no Youtube, com imagem e som ótimos (veja no final desta postagem) captados a partir de uma reprise, em 2006, com introdução do famoso apresentador da TV sueca, Arne Wise.

Sivuca dedicou o repertório ao jazz e bossa nova, soltando a voz em versões para ‘Arrastão’ (creditada pelo programa somente à Vinicius de Moraes, ignorando Edu Lobo) e numa versão arrebatadora para ‘Berimbau‘, precedida por uma breve explicação a respeito do instrumento que dá nome à composição de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

A apresentação abre com uma estrondosa versão instrumental para ‘Céu e mar’, de Johnny Alf, com o dedilhado preciso de Sivuca no acordeon.

No palco, Sivuca e seu trio – James Phillips (contrabaixo), Luizito Ferreira (bateria) e Leopoldo Fleming (percussão) -receberam dois convidados suecos, amigos músicos que Sivuca fez em sua temporada no país.

sivuca2

Putte Wickman divide os holofotes com Sivuca (reprodução)

O primeiro a dividir os holofotes com o paraibano foi o clarinestista sueco Putte Wickman (1924-2006), com quem gravaria dois discos entre 1968 e 1969.

Com ele, Sivuca mostrou ‘Felicidade‘ (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), ‘La pluie sur la mer‘, música de Sivuca lançada um ano antes no disco que o paraibano fez com o sueco (Sivuca Med Putte Wickman Orkester) e o standard ‘There will neve be another you‘, de Harry Warren, regravada por Chet Baker, Frank Sinatra e Shirley Bassey, entre muitos outros.

Na sequência, Sivuca chamou a cantora (e atriz) Monica Zetterlund (1937-2005), que deu voz à versão em inglês de ‘Insensatez’, de Tom e Vinicius.

Confira aqui o programa, na íntegra:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *