Diretor de vídeos do R.E.M. e Arcade Fire, Vincent Moon está em João Pessoa

rdb_vicentmoon_header

Vincent Moon participa de bate-papo em mostra na UFPB, nesta segunda (22) (reprodução)

Responsável por registrar os Concerts a Emporter promovidos pelo site La Blogothèque, que teve na programação shows do R.E.M., Arcade Fire e Tom Jones, entre outros, o cineasta francês Vincent Moon está em João Pessoa para um “encontro entre antropologia, música e cinema”, como descreve o convite da Mostra de Filmes e Conversas, que será realizada nesta segunda-feira (22), às 19h30, no Cine Aruanda, na UFPB.

A outra convidada da noite é a fotógrafa Priscilla Telmon, integrante da Sociedade dos Exploradores Franceses e freelance de grandes veículos europeus, como The Sunday e o Canal+. Vincent e Priscilla vão exibir algumas de suas produções e conversar sobre seus métodos criativos.

Com a música, Vincent Moon revolucionou a estética dos videoclipes, tirando os artistas das superproduções para filmá-los em ambientes e situações pouco óbvios, criando intimidade com cada pessoa que filma.

Graças a internet, sua estética ganhou fama em todo o mundo, sobretudo através da série Take Away Shows, vídeos gravados em sequência nas ruas de Paris com artistas como Mojave 3, The Ex, Xiu Xiu, Vampire Weekend, Vic Chesnutt, Animal Collective, Stephen Malkmus e The Kooks, entre outros.

Nascido em Paris em 25 de junho de 1979, Vincent Moon se notabilizou por uma estética diferente em seus filmes. Viaja ao redor do mundo captando imagens e costuma trabalhar sozinho, contato com o apoio das pessoas que vai encontrando pelo caminho, completamente independente.

Ele mesmo vai compartilhando suas gravações – inclusive em áudio – na internet, utilizando a licença do Creative Commons.

Moon também é conhecido pela coleção Petites Planètes, uma série de filmes que abordam folclore, música popular, música sagrada e rituais religiosos que ele produz em suas constantes viagens ao redor do mundo e onde entram trabalhos que ele fez junto a Ney Matogrosso, Tom Zé, Elza Soares, Jards Macalé, Jorge Mautner e Criolo, entre outros.

Veja a primeira temporada do projeto clicando aqui.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Vincent Moon, vá até o site oficial do diretor.

10653722_575216672606116_1478912556942004200_n

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *