Rinaldo de Fernandes participa da Bienal de PE

Escritor lança livro sobre Chico Buarque no evento (foto: divulgação)

O escritor Rinaldo de Fernandes é um dos destaques da 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que ocorre até amanhã no Centro de Convenções de Olinda. O maranhense radicado na Paraíba vai ao estado vizinho para lançar Chico Buarque: O Poeta das Mulheres, dos Desvalidos e dos Perseguidos (LeYa Brasil, 408 páginas, R$ 44,90), coletânea de ensaios que chega este fim de semana nas livrarias e está prevista para ser lançada em João Pessoa no próximo dia 31.

Na bienal, Rinaldo conversa hoje à tarde com o Raphael Draccon sobre o novo boom da literatura fantástica. Rinaldo falou com o blog e deu uma prévia do que vai ser discutido na mesa.

“O mercado literário hoje tem uma lógica muito própria, que cria fenômenos editoriais para venda de livros”, afirma Rinaldo, que é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador na área. “Eu chamo esta literatura fantástica de agora de ‘fantástico de massa’, já que tenho as minhas reservas e, pela minha formação, valorizo mais o fantástico na linha tradicional do Cortázar (1914-1984), por exemplo.

A coletânea sobre Chico Buarque reúne ensaístas como Daniel Piza, Cristhiano Aguiar e Luiz Antônio Mousinho em ensaios sobre as principais letras de Chico Buarque. Também ficcionista, o finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2009 prepara seu retorno à ficção, mas ainda não revela o gênero do seu próximo livro, que já está pronto.

Nova imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *