[ATUALIZADO] Durier é confirmado para a Sinfônica da Paraíba

DurierOK

Maestro Luiz Carlos Durier é titular da jovem e assistente da OSPB (foto: arquivo/Funesc)

 

André Cananéa

O nome do maestro Luiz Carlos Durier foi confirmado agora há pouco pelo Secretário de Cultura Chico César e pelo presidente da Funesc, Lau Siqueira, para o lugar do gaúcho Alex Klein à frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Confira a cobertura completa do anúncio do novo maestro no caderno Vida & Arte do Jornal da Paraíba desta sexta-feira (13).

(post original)

André Cananéa

O maestro Luiz Carlos Durier, titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, deve ser anunciado logo mais, às 11 horas, em coletiva para a imprensa, como o novo titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

É o que especula-se em redes sociais, uma vez que o polêmico Alex Klein deixou o cargo no começo do mês.

Premiado com um Grammy, o oboísta gaúcho Alex Klein assumiu a OSPB em janeiro de 2012, anunciado pelo secretário de Cultura Chico César.

Mas sua temporada junto à OSPB foi mais barulho que sinfonia.

alex

Polêmico: Klein deixa a OSPB depois de muito barulho (Rizemberg Felipe/JP)

Há um ano exatamente, músicos e servidores da Sinfônica da Paraíba encaminharam à Secult um abaixo-assinado pedindo a substituição de Klein justamente por Durier (que além de titular Jovem é maestro-assistente da OSPB).

O estopim foi a saída de quase 30 músicos pertencentes aos quadros da UFPB – que este ano montou sua própria orquestra.

Os músicos também acusavam Klein de não se abrir ao diálogo e violar a autoridade do conselho artístico da OSPB, definindo a pauta e o repertório da orquestra sem consultar os 19 membros do conselho.

À frente da Sinfônica da Paraíba, Klein pouco regeu. Há oito meses a OSPB não se apresenta ao público – praticamente ficou inativa em 2013.

A justificativa, respondeu tanto o então maestro titular quanto o secretário Chico César, em maio de 2013, era que não havia espaço físico para os músicos ensaiarem, e também a Sinfônica – vinculada ao governo estadual – aguardava a contratação de novos músicos.

Por outro lado, Klein orquestrou a criação do ‘Prima – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes’, que teve início na cidade de Cabedelo em 17 de março de 2012 e de lá para cá teve pólos abertos em João Pessoa e Campina Grande.

Em março de 2013, Klein também assumiu a regência da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (SP) acumulando-a com a Sinfônica da Paraíba.

O oboísta, ao que se fala, deixa a OSPB para assumir um cargo na Rússia – onde esteve em abril deste ano, de acordo com informações do portal do Governo do Estado da Paraíba.

3 respostas para [ATUALIZADO] Durier é confirmado para a Sinfônica da Paraíba

  1. uma escolha certa,fico feliz Parabéns.

  2. dario says:

    mais uma vez depois de tantos maltratos aquela que ja foi uma das principais orquestras da america latina,vamos começar do zero.uma pena.

  3. Olá, parabéns, participe de nossa programação e conheça nossos serviços, sucesso.

    Alquimides Daera
    http://www.autores.ning.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *