Executivo 11:27

Pesquisa Ibope: aprovação de Bolsonaro “derrete” em João Pessoa e rejeição chega a 41%

Cortes no “auxílio emergencial” influíram negativamente na avaliação do presidente. João Azevêdo e Luciano Cartaxo ficam na média

Bolsonaro apoiou candidatos na Paraíba, mas nenhum deles foi eleito. Foto: Reprodução/Youtube

 

A quarta rodada de pesquisas do Ibope Inteligência, em João Pessoa, mostrou trajetória descendente da avaliação positiva do governo do presidente Jair Bolsonaro. O gestor aparecia com avaliação positiva (bom e ótimo) de 43% no dia 5 de outubro. A avaliação negativa (ruim e péssimo) era de 33%. Agora, a avaliação positiva é de apenas 30%. Já a negativa chega a 43% da população pessoense.

O motivo da derrocada pode ter a ver com a redução no valor do Auxílio Emergencial pago pelo governo federal durante a pandemia. O benefício, antes de R$ 600, foi cortado pela metade. Houve redução, também, no número de beneficiários. O presidente, vale ressaltar, não conseguiu contribuir positivamente para os candidatos que carregaram a sua bandeira na disputa eleitoral.

O gestor chegou a apoiar alguns candidatos na Paraíba, mas nenhum conseguiu reverter o apoio em votos.

Confira o quadro com a série histórica das avaliações

 

A avaliação do governo de João Azevêdo (Cidadania) não sofreu grandes alterações do mês passado para cá. O índice de bom e ótimo oscilou negativamente em 1 ponto percentual, mas a rejeição também foi reduzida.

Confira o quadro abaixo sobre avaliação do governo estadual:

 

No caso do prefeito Luciano Cartaxo (PV), a melhor avaliação é registrada quando a pergunta diz respeito à aprovação do governo. Neste recorte, ele aparece com 50%, seis pontos percentuais abaixo da primeira consulta. A aprovação da gestão é de 34%, contra 26% de rejeição.

 

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *