Conteúdo 15:20

Raoni Mendes “bolsonariza” perfil para atrair voto do eleitor conservador

Reprodução/Instagram

 

O candidato a prefeito de João Pessoa, Raoni Mendes (DEM), vem modulando o perfil há algumas semanas para atrair o voto conservador. O postulante, que iniciou a campanha focando nas propostas, mais recentemente passou a alternar o antigo discurso com a inserção de auxiliares do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na propaganda. A ideia, muito claramente, é atrelar a imagem dele à do presidente.

O emparelhamento tem ocorrido em duas frentes: no discurso e na aproximação de lideranças bolsonaristas. De forma discursiva, a defesa de propostas passou a dividir espaço com a pauta de costumes, cara aos mais conservadores. Neste sentido, Raoni passou a defender o “combate” ao ensino da “ideologia de gênero” nas escolas. O tema, apesar de não ter pé nem cabeça, tem aceitação entre os bolsonaristas.

Durante entrevista à CBN, na semana passada, ele relutou ao ser questionado se é bolsonarista. Usou a tática da saída pela direita, do Leão da Montanha (os velhos como eu vão entender a referência). Procurou evitar rótulos, alegando ser “Raoni”. Mas para dizer que não falou das flores, deixou claro que votou no presidente no primeiro e no segundo turno das eleições de 2018.

É fácil supor o motivo da modulação do discurso. Filiado ao DEM, partido da base de apoio ao presidente, o democrata entende que o atrelamento a Bolsonaro pode atrair os votos dos apoiadores do presidente na capital. E eles não são poucos. O problema nesta tentativa é que o gestor prometeu só apoiar candidatos apenas no segundo turno, para evitar “rachas” entre os aliados nos estados.

Sem poder contar com o presidente, por ele ser disputado por outros postulantes, tem valido para Raoni recorrer a outras artimanhas, visando chamar a atenção do eleitor bolsonarista. Nesta quinta-feira (29), ele postou foto com o presidente nas redes sociais, aproveitando o dia dedicado ao #tbt. Fora isso, tem postado vídeos nos quais auxiliares do presidente anunciam apoio a ele como candidato.

Depois de postar vídeos dos ministros Onix Lorenzoni (Cidadania) e Tereza Cristina (Agricultura), ela trouxe também o de Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos). Antes deles, postou vídeo do pastor Sérgio Queiroz, que exerce o cargo de secretário Especial de Desenvolvimento Social do governo federal.

O movimento do candidato foi feito, resta saber se ele renderá frutos.

Quer receber todas as notícias do blog? Basta clicar no link abaixo e se cadastrar para receber notícias automáticas no WhatsApp.

https://chat.whatsapp.com/LjSHneKlLUKKzBM0oa0Lpd

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *