Executivo 10:49

Paraíba: em cidade com candidato único, oposição é peça de museu

Segundo Domiciano conseguiu o apoio da ex-adversária na campanha de 2016 e tem todos os vereadores na base aliada

Segundo Domiciano tenta a reeleição neste ano. Foto: Divulgação/Facebook

 

A cidade de São José do Sabugi, no Sertão, viverá uma situação no mínimo curiosa nas eleição deste ano: o prefeito Segundo Domiciano (DEM) será o único candidato na disputa eleitoral deste ano. Ou seja, mesmo que o eleitor da cidade quisesse votar em outro, não teria como. É o único caso na Paraíba em um ano com recorde de candidatos a prefeito na disputa.

Mas como se chega a isso? O blog conversou com o prefeito. Ele atribuiu a candidatura única ao trabalho desenvolvido pela gestão. Alegou comandar o município com o maior investimento proporcional em saúde no Estado. Conseguiu, também, atrair para a base de apoio a adversária nas eleições de 2016, Karine Cabral (MDB). E não para por aí, os nove vereadores da Câmara Municipal são filiados ao DEM, partido do gestor.

Do ponto de vista democrático, é ruim uma cidade não ter oposição, mesmo que com gestão bem avaliada. Lógico que isso não é responsabilidade do gestor, mas demonstra uma falha no processo democrático. O deputado federal Efraim Filho (DEM), que foi o parlamentar mais votado na cidade, disse que o afilhado político conseguiu convencer os adversários de que o melhor para eles seria disputar uma vaga na Câmara.

Segundo foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 e foi reeleito em 2012. Ele assumiu a presidência da Câmara e construiu o ambiente para ser eleito em 2016 com 85% dos votos. Nas eleições deste ano, ele precisa conquistar 50% dos votos mais um para ser reeleito. Isso é fácil de ser conseguido, pois o cálculo não leva em conta os votos brancos e nulos.

Ter candidatura única não é uma exclusividade de São José do Sabugi. Em 2016, o mesmo ocorreu em Bernardino Batista e São Mamede. Em 2012, em São Domingos de Pombal. Neste ano, o confronto será entre pelo menos dois candidatos em 119 cidades paraibanas.

Quer receber todas as notícias do blog? Basta clicar no link abaixo e se cadastrar para receber notícias automáticas no WhatsApp.

https://chat.whatsapp.com/LjSHneKlLUKKzBM0oa0Lpd

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *