Executivo 11:06

João Pessoa registra maior número de candidatos a vereador da história

Número de candidatos para a disputa de vaga na Câmara de João Pessoa cresce 32% nas eleições deste ano

Candidatos tentarão uma das vagas na Câmara de João Pessoa. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

Se estivéssemos falando dos antigos vestibulares, poderíamos dizer que a concorrência para os interessados em uma das 27 vagas na Câmara de João Pessoa seria de quase 25 para cada candidato a vereador. Isso mesmo. Ao todo, 667 postulantes se candidataram nas eleições deste ano a uma das 27 vagas do Legislativo Municipal. É o maior número desde a redemocratização.

Só para se ter uma ideia, em 2016, o número de candidatos a vereador na capital foi de 502. Comparados com os números atuais, podemos dizer que houve acréscimo de 32% na quantidade de postulantes. Se voltarmos ainda mais no tempo, chegando a 2008, veremos que os números atuais representam mais que o dobro daquele ano, quando 323 pessoas concorreram.

Dois motivos podem ter contribuído para a maior participação. O primeiro foi o fundo eleitoral de R$ 2 bilhões. Tem muita gente sonhando com parte do recurso para a disputa eleitoral. O outro, e mais importante, foi o fim das coligações. Esta é a primeira vez que os partidos ficaram impedidos de fazer composições na proporcional. Ou seja, todos os candidatos a vereador devem ser listados nas respectivas siglas.

Nas eleições anteriores, quando os partidos poderiam fazer composição, os votos da coligação eram considerados para atingir o quociente eleitoral. Ou seja, se imaginarmos um quociente de 14 mil votos, toda vez que aquela coligação atingisse este montante, um vereador seria eleito. Se recebesse 28 mil votos, elegia dois; 42 mil votos, três, e assim por diante.

As regras atuais, por isso, têm preocupado os partidos. Eles podem lançar até 41 candidatos a vereador. Para que as siglas elejam cinco vereadores, como ocorria anteriormente, elas terão que contabilizar cerca de 70 mil votos. Essa marca é difícil de ser alcançada. Por isso, tem muita gente de olho na composição de quociente eleitoral, mais as médias e as sobras.

O levantamento feito pelo G1 Paraíba revelou que 31 partidos realizaram convenção partidária. Os únicos que não lançaram nomes para a disputa da Câmara Municipal foram Podemos, DC, PTC e PSD. O PSTU lançou apenas um candidato a vereador da capital.

 

 

Quer receber todas as notícias do blog? Basta clicar no link abaixo e se cadastrar para receber notícias automáticas no WhatsApp.

https://chat.whatsapp.com/LjSHneKlLUKKzBM0oa0Lpd

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *