Ruy cita Calvário e Confraria e diz que Cícero “tomou o caminho da perdição”
Deputado federal alega que adversários montaram esquema para se manter no poder

Ruy Carneiro é ex-aliado de Cícero Lucena e pretende disputar as eleições deste ano. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) criticou nesta segunda-feira (24) a aliança do ex-senador Cícero Lucena (PP) com o governador João Azevêdo (Cidadania). O ex-parlamentar pretende disputar a prefeitura de João Pessoa e terá o apoio do Cidadania no pleito. Em nota divulgada à imprensa, o deputado, que também é pré-candidato a prefeito da capital, citou duas operações policiais: a Calvário, que tem João como um dos investigados, e a Confraria, que foi uma pedra no sapato de Cícero.
“Cícero se associa aos líderes do maior escândalo de corrupção da Paraíba, aqueles que o denunciaram no passado”, disse Ruy Carneiro, alegando que a operação Calvário investiga o suposto desvio de R$ 134 milhões da saúde na Paraíba. A denúncia do Ministério Público da Paraíba aponta que os desvios teriam ocorrido entre os anos de 2011 e 2018, período em que o Estado foi comandado por Ricardo Coutinho (PSB).
“Foi este grupo que agora apoia Cícero que, conforme as investigações, montou um esquema de financiamento de eleições com dinheiro desviado da saúde, para reeleger Ricardo e eleger João Azevedo”, diz Ruy. “Este é o mesmo time que, no passado, acusou e denunciou Cícero na Operação Confraria, levando-o a receber ordem de prisão e às páginas policiais”, lembra.
“Cícero tomou o caminho da perdição e precisa ter cuidado para não estar novamente sendo envolvido com acusações de corrupção”, alerta Ruy Carneiro. “Constumo dizer que não tenho inimigos na política, mas eu tenho vergonha na cara. Não vendo a alma ao diabo para ser prefeito de João Pessoa”, alegou o deputado.
Os processos contra Cícero foram arquivados na área criminal, mas ainda podem resultar em impugnação de candidatura por causa das contas rejeitadas no Tribunal de Contas da União (TCU).
Mais Notícias
João Pessoa: TCE questiona concurso e reajustes em alerta direcionado à Prefeitura
Conselheiro André Carlo Torres recomenda “correção”. Procuradoria do Município nega irregularidades
LER +TCE alerta Câmara de João Pessoa sobre ilegalidade em reajuste e pede correção
Vereadores aumentaram os próprios salários, os do prefeito, do vice e dos secretários municipais
LER +Ministério Público de Contas questiona reajuste de vereadores e pede Inspeção Especial na Câmara
Procuradores apontam descumprimento da legislação e ainda a falta de transparência no ato
LER +Cícero não vai aplicar reajuste do próprio salário, do vice e dos secretários
Gestor lembra do momento de crise, em 2021, causado pela pandemia do novo Coronavírus
LER +Catão será o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado
Conselheiro vai comandar o TCE entre 2021 e 2022, em substituição a Arnóbio Viana
LER +
Floriano Marques da Silva
Disse:
* “Novo documento: Certidão do TCU confirma inelegibilidade de Cícero Lucena nas eleições 2020” – Dia 22.08.2020 – https://www.paraibaradioblog.com/2020/08/22/novo-documento-certidao-do-tcu-confirma-inelegibilidade-de-cicero-lucena-nas-eleicoes-2020/
* Nova Certidão de número 55/2020, do Tribunal de Contas da União, emitida no último dia 14 de agosto, confirma o nome do pré-candidato Cícero Lucena (Progressista) na lista de responsáveis com contas julgadas irregulares, para fins eleitorais, que será encaminhada à Justiça Eleitoral por ocasião das Eleições de 2020, nos termos do no § 5º do art. 11 da Lei 9.504/1997 e da alínea “g” do art. 1º da Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).