Legislativo 18:08

Após inscrever chapas, presidente da Câmara de Bayeux recorre à Justiça para suspender eleição

Inaldo Andrade é um dos seis candidatos inscritos na eleição indireta para prefeito de Bayeux

Inaldo Andrade se inscreveu para a disputa, mas tenta impedir a eleição na Justiçca. Foto: Divulgação

Uma no cravo, outra na ferradura. Essa foi a postura do presidente da Câmara de Bayeux, Inaldo Andrade (Republicanos), em relação à eleição indireta para prefeito da cidade. O parlamentar foi um dos seis nomes inscritos nesta sexta-feira (7) para a disputa, porém, ao mesmo tempo, recorreu da decisão do juiz Francisco Antunes, da 4ª Vara Mista de Bayeux, para tentar impedir o pleito. O agravo de instrumento protocolado no Tribunal de Justiça será relatado pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. O processo já está concluso para despacho.

Esta é a segunda vez que Andrade tenta evitar a eleição indireta. A primeira foi por meios administrativos, em decisão votada na Câmara. A tentativa, agora, é por meios judiciais. Ele contesta a decisão do primeiro grau, proferida em ação movida pelo vereador Adriano do Táxi (PSL). Neste ponto, o parlamentar demonstra sintonia com o prefeito interino, Jefferson Kita (Cidadania). Também inscrito para a eleição indireta, ele disse nesta sexta-feira, em entrevista à CBN, que poderia judicializar a questão, para evitar o pleito. A eleição está marcada para o dia 13 deste mês.

Candidatos

Além de Inaldo Andrade e Jefferson Kita, quatro outros nomes foram apresentados para a disputa. Na Chapa 01 estão Carlos Antônio dos Santos e Amanda de Oliveira Fernandes. Ambos foram assessores em cargos comissionados durante a gestão do ex-prefeito Berg Lima, entre os anos de 2017 e 2018, de acordo com levantamento feito pelo JORNAL DA PARAÍBA, através do Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

A Chapa 02 tem a vereadora Luciene de Fofinho (PDT) como prefeita e o também vereador Adriano Martins (MDB) como vice. O presidente interino da Câmara Municipal de Bayeux, Inaldo Andrade, concorre na Chapa 03 como candidato à prefeito, ao lado da vereadora Lucília Freitas como vice. Na Chapa 04, o coronel Ardnildo Morais se apresenta como candidato a prefeito, ao lado de Janicleide de Lima Paiva. Através de páginas em sites de redes sociais, coronel Ardnildo já anunciava sua pré-candidatura à Prefeitura de Bayeux, visando as Eleições 2020.

Quem também concorrerá nas eleições indiretas é o prefeito interino Jefferson Kita. Como vice, na sua chapa, a número 05, está Fabiano Constâncio do Rego, que até junho de 2019 atuava como chefe de gabinete da presidência da Câmara de Bayeux (cargo que era ocupado por Kita), segundo levantamento através do Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). A Chapa 06 tem o vereador de Bayeux, Roni Alencar (PMN) como candidato à prefeito e o médico Fernando Ramalho Diniz como vice.

Reprodução

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *