Executivo 7:39

Paraíba: Coronavírus matou em 2020 o dobro da violência em todo o ano passado

Vírus causou oficialmente a morte de 1.870 pessoas na Paraíba, mas número real pode ser muito maior

Coronavírus tem provocado o colapso do sistema de saúde em todo o mundo. Foto: Divulgação

Se fosse uma pessoa ou grupo, seria o autor de um genocídio. Falo do Coronavírus e do rastro de mortes que ele tem deixado na Paraíba desde março. Ao todo, já foram 1.870 pessoas vítimas da pandemia no Estado, de um montante de 84.211 infectados. Para se ter uma ideia do impacto disso, as mortes pela Covid-19 tem colocado no chinelo outro índice que assola o nosso estado: o de homicídios. Em todo o ano de 2019, o número de mortes em decorrência da violência foi de 942.

Não quer dizer que a violência mate pouco, na Paraíba. O comparativo com a pandemia é que é injusto, apesar da crença de grupos políticos, empresariais e populares. E estes números podem ser muito piores, se levarmos em consideração a demora para a divulgação dos resultados e a subnotificação. Levantamento da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estimou que o número de contágios e, consequentemente, o de mortes, pode ser sete vezes maior.

Nesta segunda-feira, a Paraíba registrou 203 novos casos de Covid-19 e 20 óbitos confirmados. Até o momento, 84.211 pessoas já contraíram a doença, 36.907 já se recuperaram e 1.870 faleceram. O número de pessoas testadas foi 244.531, porém, ainda se aguarda o resultado de 54 mil destes testes. A ocupação de leitos adultos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de 52% no Estado. A tendência é que as coisas só piorem.

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *