Executivo 12:18

Prefeitura de João Pessoa vai liberar o funcionamento de lojas e shoppings

Estabelecimentos estão com portas fechadas desde março, por causa da pandemia do Coronavírus

Luciano Cartaxo vai detalhar o plano de abertura da economia nesta sexta-feira. Foto: Divulgação/Secom-JP

A prefeitura de João Pessoa vai liberar o funcionamento das lojas e dos shoppings a partir de segunda-feira (13). A mudança faz parte da terceira fase de flexibilização da economia, na capital. De acordo com auxiliares do prefeito, o detalhamento sobre os protocolos deve ser concluído até esta sexta-feira (10), quando haverá anúncio do prefeito sobre as medidas. Além do varejo, deve haver liberação para que as pessoas façam exercícios e caminhadas nas praças e parques.

Não há previsão, ainda, de data para a abertura das praias e dos bares e restaurantes. Isso poderá ficar para um segundo momento. Assim como no caso do futebol, que vai depender também da avaliação do governo do Estado. Os treinos já estão liberados, porém, as partidas, caso sejam liberadas, deverão ocorrer com os portões fechados.

O Plano Estratégico teve início em 15 de junho, após o fim do isolamento social rígido, com ações planejadas e regras de ouro para garantir a segurança da população e evolução da cidade no enfrentamento à pandemia. Entre elas, o distanciamento social, ou seja, 1,5m de distância entre funcionários e clientes, priorização do trabalho remoto para colaboradores de risco e demarcação de espaço nas filas, além de medidas de higiene como disponibilização do álcool 70% e uso obrigatório de máscaras.

Na primeira etapa, retornaram à atividade segmentos como o comércio atacadista, a construção civil, concessionárias, revendas de veículos e locadoras, e empresas de assistência técnica, além de atividades religiosas com 30% da capacidade.

Na segunda etapa, iniciada em 29 de junho, as lojas de material de construção passaram a funcionar com a permanência simultânea de um cliente a cada 10m² de área do estabelecimento. Outros setores como dos profissionais liberais e atletas profissionais retomaram ao trabalho e treinos, respectivamente, seguindo protocolos e observando as medidas de prevenção.

Já para as atividades religiosas, foram mantidos os critérios da primeira fase, ou seja, 30% da capacidade. Os ônibus do transporte público coletivo também regressaram nesta última segunda-feira (6), como parte da segunda etapa do Plano de Flexibilização, com novas medidas de segurança e higiene nos ônibus e paradas.

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *