Executivo 12:21

Campina Grande tem o maior índice de propagação do novo Coronavírus na Paraíba

Depois de viver pré-colapso, João Pessoa tem apresentado quadro menos grave

Reprodução

A cidade de Campina Grande é, hoje, a que apresenta o maior índice de propagação do novo Coronavírus na Paraíba. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, cada pessoa infectada na cidade contamina pelo menos mais 2,19 outras. O índice é bem maior que o de João Pessoa, que era até bem pouco tempo o epicentro dos contágios no estado da Paraíba.

A cidade tem, atualmente, 5.557 pessoas diagnosticadas com o novo Coronavírus. Deste montante, 76 faleceram. A boa notícia é que, apesar do potencial de contaminações, o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ainda é relativamente confortável. São 59% de ocupação dos leitos disponíveis para as pessoas que desenvolvem os casos mais graves da doença.

Inspiram cuidados, também, as cidades de Patos, com índice de propagação de 2,01, e Guarabira, com 1,99. A situação de João Pessoa tem melhorado e o índice de propagação na capital, hoje, é de 1,5. A cidade já liderou o ranking paraibano. A preocupação, agora, é que os índices indicam um ritmo acelerado na interiorização da doença. Atualmente, apenas oito cidades não têm casos registrados no Estado.

Flexibilização

O fato de ter melhorado os números é um indicativo, para os profissionais de saúde, de que a capital poderá progredir primeiro para a faixa amarela. Se isso ocorrer, a flexibilização dos serviços e da atividade econômica poderá ser ampliada. A prefeitura prevê para a próxima etapa de flexibilização o retorno dos transportes públicos na capital.

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    Humberto Nunes Pinto Júnior

    NÃO SE PODE FLEXIBILIZAR QDO A CURVA ESTIVER CRESCENTE, VEJA TODOS OS PAÍSES Q SAIRAM ANTES, TIVERAM COLAPSOS. GOVERNADOR E PREFEITO RESPEITEM A CIÊNCIA E SALVEM VIDAS E NÃO GRUPOS ECONÔMICOS.

  2. Avatar for Suetoni
    Farid Eid

    Concordo totalmente

  3. Avatar for Suetoni
    Maria Jose Barbosa

    Assino embaixo

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *