Executivo 16:20

Estados do Nordeste acionam Bolsonaro no STF e cobram devolução de recursos do Bolsa Família

Dinheiro foi transferido pelo presidente para a Secretaria de Comunicação sob a alegação de houve sobras no programa

Jair Bolsonaro retirou do Bolsa Família recursos que viriam para o Nordeste e os usou para pagar despesas com campanhas publicitárias. Foto: Reprodução

Os governadores do Nordeste compraram uma nova briga com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles acionaram o gestor no Supremo Tribunal Federal (STF), com a cobrança de que sejam devolvidos os R$ 83,9 milhões subtraídos do programa Bolsa Família. O dinheiro foi transferido pelo governo federal para a Secretaria de Comunicação. O objetivo era reforçar a publicidade oficial.

A portaria com a decisão do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2. A justificativa do governo federal foi a de que tinha “sobrado dinheiro” no programa. A desculpa foi desmentida com a constatação de que existem 430 mil pessoas na fila de espera para o cadastramento no programa. A maioria destas pessoas mora no Nordeste, segundo os dados oficiais.

No pedido ao Supremo, assinado pelos procuradores-gerais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, eles pedem que o governo federal justifique a concentração de cortes no programa na região Nordeste e recomponha o valor retirado para ser usado pela publicidade do governo. Um levantamento mostrou que, considerando o benefício médio de R$ 200, o corte feito pelo governo federal retirar o pão da mesa de pelo menos 70 mil famílias nordestinas.

A operação ocorre no momento em que o governo enfrenta denúncias de que finacia sites especializados na propagação da fake News.

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    NORMELIO DE SOUZA LEDO

    Acionar o Governo federal ou a pessoa de Bolsonaro?

  2. Avatar for Suetoni
    Luiz Pereira Muniz de Barros

    Caramba! Alguém já ouviu falar de um um governo tão despreparado, dentro ou fora do Brasil?

  3. Avatar for Suetoni
    Paulo Borba vieira

    Tivemos opções no primenso turno e não aproveitamos. Então no segundo, fomos obrigado à votar nesse incompetente, autoritário, sem compostirar, analfabeto. Agora estamos pagando o preço.

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *