Deputado paraibano defende unificação das eleições em 2022 e mandatos de cinco anos

Proposta prevê a suspensão das eleições deste ano, por ver prejuízo por conta da pandemia

Câmara dos Deputados vai analisar proposta de Wilson Santiago. Foto: Divulgação

O deputada federal paraibano Wilson Santiago (PTB) apresentou uma proposta polêmica na Câmara dos Deputados. Ele propõe prorrogar os atuais mandatos de prefeitos e vereadores para que haja eleições gerais em 2022. O entendimento é o de que não há como realizar uma disputa eleitoral em meio aos efeitos de uma pandemia. A medida é prevista em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) protocolada recentemente. O texto, vale ressaltar, prevê outras medidas.

A reforma eleitoral prevê também mandato para todos os cargos com prazo de cinco anos e o fim das reeleições para prefeito, governador e presidente. O parlamentar diz que o principal objetivo da PEC é ajustar a política à atual realidade econômica do país, que enfrenta grave crise imposta pela pandemia causada pelo novo coronavírus. Assim, serão menos recursos aplicados na realização das eleições, unificando dois pleitos em uma única eleição geral.

A proposta também impede o “uso da máquina” por gestores que estejam buscando a reeleição, proporcionando mais isonomia no processo democrático.

“Como consequência direta dessa influência desproporcional no processo eleitoral, tem-se, ainda, o enfraquecimento do princípio constitucional do pluralismo político, na medida em que a força política daqueles que já exercem cargos eletivos no Poder Executivo tende a dificultar o acesso de novos atores políticos à arena político-eleitoral, tornando a representação neste Poder um ambiente de domínio dos ‘profissionais da política’ e não de uma instituição de representação dos diversos estratos do povo brasileiro”, argumentou o parlamentar.

2 comentários - Deputado paraibano defende unificação das eleições em 2022 e mandatos de cinco anos

  1. Waslon Disse:

    É uma boa ideia! Logo, não será aprovada assim como o voto facultativo.

  2. boa idéia; temos que unificar as eleições e o dinheiro do fundo partidario para a saúde,parabens.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *