Secretários municipais de saúde defendem restrições ao tráfego entre cidades
Gestores recomendam endurecimento das regras de isolamento social nos municípios do Litoral
Os secretários municipais de 14 cidades da 1ª Região de Saúde da Paraíba vêm defendendo o endurecimento das regras de isolamento social. Em reunião por videoconferência no último domingo (10), o grupo defendeu, por exemplo, a instalação de barreiras entre os municípios. A ideia, com isso, é que se garanta acesso apenas “apenas aos trabalhadores da cidade, aos moradores e aos fornecedores de serviços essenciais, como forma de diminuir a circulação de pessoas entre as cidades, evitando, assim, a disseminação do novo Coronavírus”.
Uma carta foi foi elaborado contendo procedimentos a serem adotados. O encontro contou com representantes de Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Riachão do Poço, Pitimbu, Santa Rita, Sapé, Sobrado. A presidente da Comissão Intergestores Regional da Mata Atlântica, da 1a Região de Saúde do Estado da Paraíba, Renata Martins, explicou que todos os gestores de saúde dos municípios concordaram com as medidas e trabalham pela implementação junto aos prefeitos. Ela comanda a Secretaria de Saúde do Conde.
Os secretários defendem que sejam instaladas barreiras, como experiência, já nesta semana. Os gestores estão ampliando, também, a aplicação dos testes rápidos. Entre as prioridades estão os profissionais de saúde e segurança, a partir do décimo dia após o início dos sintomas. Os testes serão aplicados também nos usuários do sistema de saúde até o oitavo dia depois dos primeiros sintomas.
Outra medida defendida pelos secretários é que seja paralisado o transporte efetuado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) entre as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. Uma reunião já foi realizada e o grupo aguarda definição da companhia.
A demanda dos gestores surge no momento em que a curva de contaminações pelo novo Coronavírus está numa subida. Ao todo, são são 2,5 mil casos registrados no Estado, com 139 mortes. Deste montante, João Pessoa respondem por 1,2 mil casos de contaminações. A Região Metropolitana é a que precisa de maiores cuidados pelo risco de alastramento da doença.
Mais Notícias
João Pessoa: TCE questiona concurso e reajustes em alerta direcionado à Prefeitura
Conselheiro André Carlo Torres recomenda “correção”. Procuradoria do Município nega irregularidades
LER +TCE alerta Câmara de João Pessoa sobre ilegalidade em reajuste e pede correção
Vereadores aumentaram os próprios salários, os do prefeito, do vice e dos secretários municipais
LER +Ministério Público de Contas questiona reajuste de vereadores e pede Inspeção Especial na Câmara
Procuradores apontam descumprimento da legislação e ainda a falta de transparência no ato
LER +Cícero não vai aplicar reajuste do próprio salário, do vice e dos secretários
Gestor lembra do momento de crise, em 2021, causado pela pandemia do novo Coronavírus
LER +Catão será o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado
Conselheiro vai comandar o TCE entre 2021 e 2022, em substituição a Arnóbio Viana
LER +
Comente
O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *