Executivo 18:10

Morre a ex-deputada e ex-primeira-dama Lúcia Braga

Ex-deputada estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa

Lúcia Braga teve complicações causadas por uma infecção urinária. Foto: Divulgação

A ex-primeira-dama da Paraíba e ex-deputada federal Lúcia Braga faleceu na tarde desta sexta-feira (6). Ela estava internada desde a semana passada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. De acordo com informações da assessoria de imprensa, a morte foi causada por complicações decorrentes de uma infecção urinária. Não houve confirmação de contágio pelo novo Coronavírus.

Lúcia Braga tinha 85 anos e era casada com o ex-governador Wilson Braga, que também chegou a ser internado recentemente. A ex-deputada era natural de João Pessoa e tinha três filhos, Marcelo (in memoriam), Patrícia (In memoriam) e Mariana, além de três netos e dois bisnetos. Na vida pública, ocupou os cargos de deputada estadual e deputada federal. Durante as gestões do marido à frente do governo da Paraíba e da prefeitura de João Pessoa, ela ocupou papel de destaque na área social.

A ex-primeira-dama entrou para a política em 1986, quando foi eleita deputada federal pelo PFL, integrando a bancada feminina da Assembleia Nacional Cosntituinte, que foi responsável pela elaboração da Constituição de 1988. Foi reeleita para o mesmo cargo em 1990. Lúcia Braga também foi a primeira mulher paraibana a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Lúcia derrotada em duas eleições, ao tentar ser governadora da Paraíba e depois prefeita de João Pessoa. Em 1994, perdeu para Antônio Mariz. Logo em seguida, em 1996, foi derrotada por Cícero Lucena na disputa municipal.

Sem êxito nas tentativas relacionadas ao Executivo, voltou a disputar uma cadeira no Legislativo em 1998, elegendo-se deputada estadual e em 2002, na sua última participação na política, voltou à Câmara dos Deputados.

Lúcia Braga era formada em Serviço Social e Direito. Ela atuou como assistente social no Serviço Social da Indústria (Sesi) e no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS). Em 1982, durante a gestão de Wilson como governador da Paraíba, foi indicada para a presidência da Fundação Social do Trabalho na Paraíba (antiga FUNSAT-PB).

Colaborou Raniery Lacerda

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *