Executivo 13:37

Governador e prefeitos metropolitanos avançam na discussão sobre lockdown

Gestores demonstram preocupação com o crescimento no número de casos do novo Coronavírus

João Azevêdo participou de reunião com prefeitos. Foto: Divulgação

A reunião entre o governador João Azevêdo (Cidadania) e os prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa avançou em uma discussão que poderá resultar na decretação de lockdown em cidades paraibanas. Os casos do novo coronavírus têm preocupado principalmente os gestores de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB). As duas cidades registram a maioria dos casos na Paraíba.

O grupo se reuniu pela manhã, por meio de videoconferência, quando se deteve sobre os números de casos de Covid-19 registrados nos últimos dias. O entendimento foi o de que eles vão monitorar a evolução das contaminações até quarta-feira (13). Se os números continuarem crescendo na mesma proporção, eles vão aumentar as medidas de isolamento. O lockdown é colocado como uma das medidas, mas ainda sem data para ser empregada.

Das medidas restritivas já adotadas, há o caso de João Pessoa, onde as praias foram fechadas, além dos Parques da Lagoa, Parahyba e o Zoo Arruda Câmara. O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, tem cogitado o estabelecimento de barreiras sanitárias nos mercados públicos. Já a prefeita do Conde, Márcia Lucena (PSB), tem imposto restrições de acesso de turistas à cidade nos feriados.

O governador João Azevêdo demonstrou preocupação em relação ao baixo isolamento social no Estado. Ele relatou o fato de muita gente estar indo para as praias de Lucena, como se não existisse perigo para elas. Se a curva de crescimento dos casos continuar até a semana que vem, a possibilidade de ampliação das restrições estará na mesa dos gestores.

Até esta quinta-feira (7), a Secretaria Estadual de Saúde registrou 1.849 casos do novo Coronavírus. O número de mortes chegou a 111. Desde o dia 1º deste mês, os casos têm crescido a cada dia em proporção maior. Só João Pessoa responde por 992 casos.

Confira o quadro:

Mês de Maio

1. Mortos: 74
Casos : 1.034

2. Mortos: 76 (crescimento de 2,7%)
Casos: 1.169

3. Mortos: 79 (crescimento de 3,79%)
Casos: 1.219

4. Mortos: 85 (crescimento de 5,88%)
Casos: 1.361

5. Mortos: 92 (crescimento de 7,6%)
Casos: 1.493

6. Mortos: 101 (crescimento de 8,9%)
Casos: 1.657

7. Mortos: 111 (crescimento de 9%)
Casos: 1.849

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *