Presidente do TCE-PB substitui conselheiros envolvidos na Operação Calvário

Arthur Cunha Lima e Nominando Diniz foram afastados do cargo por 120 dias.

 

 

O conselheiro Fernando Catão usou a palavra no TCE para falar a operação Xeque-Mate. Foto: Reprodução/Youtube

Devido à retomada das sessões no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o presidente da Corte, Arnóbio Viana, designou os conselheiros Antônio Cláudio Silva Santos e Oscar Mamede Santiago Melo para substituírem, respectivamente, Antônio Nominando Diniz Filho e Arthur Cunha Lima. Eles foram afastados do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), desde o último dia 18 de dezembro, após terem o nome envolvido na Operação Calvário.

Conforme a portaria, publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE nesta quinta-feira (9), a substituição deve perdurar enquanto durar os efeitos da decisão do STJ, o que deve ocorrer até abril, já que a determinação é que eles estejam afastados do cargo é pelo prazo de 12 dias.

O conselheiro Oscar Mamede passou a substituir Arthur Cunha Lima a partir desta quinta-feira. Já Antônio Cláudio só deve ocupar a vaga de Nominando Diniz após o dia 5 de fevereiro, após o retorno de suas férias, conforme disciplina a portaria.

Artur Cunha Lima e Nominando Diniz se tornaram alvo de investigação durante a sétima fase da Operação Calvário, denominada Juízo Final. Também passou a ser investigado nesta fase o conselheiro André Carlo Torres, mas este não teve o afastamento determinado pelo STJ. Os três foram presidentes do TCE. Os conselheiros são citados na ação que investiga o desvio de recursos públicos através do uso de organizações sociais. A lista inclui principalmente a Cruz Vermelha Brasileira e o IPCEP.

 

*Por Angélica Nunes, do Jornal da Paraíba

comentários - Presidente do TCE-PB substitui conselheiros envolvidos na Operação Calvário

  1. Marcio ramos Disse:

    enquanto forem indicados por políticos nai tem credibilidade alguma.como se descobre desvios de dinheiro público dia após dia e um órgão caríssimo por sinal, não consegue ter o minimo de controle. das duas uma ou o modelo ta ultrapassado ou realmente existe mal feiro. pra não dizer coisa pior.até quando esperar a plebe ajoelhar esperando ajuda de Deus…

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *