Conteúdo 14:45

Presidente do TCE-PB substitui conselheiros envolvidos na Operação Calvário

Arthur Cunha Lima e Nominando Diniz foram afastados do cargo por 120 dias.

 

 

O conselheiro Fernando Catão usou a palavra no TCE para falar a operação Xeque-Mate. Foto: Reprodução/Youtube

Devido à retomada das sessões no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o presidente da Corte, Arnóbio Viana, designou os conselheiros Antônio Cláudio Silva Santos e Oscar Mamede Santiago Melo para substituírem, respectivamente, Antônio Nominando Diniz Filho e Arthur Cunha Lima. Eles foram afastados do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), desde o último dia 18 de dezembro, após terem o nome envolvido na Operação Calvário.

Conforme a portaria, publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE nesta quinta-feira (9), a substituição deve perdurar enquanto durar os efeitos da decisão do STJ, o que deve ocorrer até abril, já que a determinação é que eles estejam afastados do cargo é pelo prazo de 12 dias.

O conselheiro Oscar Mamede passou a substituir Arthur Cunha Lima a partir desta quinta-feira. Já Antônio Cláudio só deve ocupar a vaga de Nominando Diniz após o dia 5 de fevereiro, após o retorno de suas férias, conforme disciplina a portaria.

Artur Cunha Lima e Nominando Diniz se tornaram alvo de investigação durante a sétima fase da Operação Calvário, denominada Juízo Final. Também passou a ser investigado nesta fase o conselheiro André Carlo Torres, mas este não teve o afastamento determinado pelo STJ. Os três foram presidentes do TCE. Os conselheiros são citados na ação que investiga o desvio de recursos públicos através do uso de organizações sociais. A lista inclui principalmente a Cruz Vermelha Brasileira e o IPCEP.

 

*Por Angélica Nunes, do Jornal da Paraíba

Mais Notícias

COMENTÁRIOS

  1. Avatar for Suetoni
    Marcio ramos

    enquanto forem indicados por políticos nai tem credibilidade alguma.como se descobre desvios de dinheiro público dia após dia e um órgão caríssimo por sinal, não consegue ter o minimo de controle. das duas uma ou o modelo ta ultrapassado ou realmente existe mal feiro. pra não dizer coisa pior.até quando esperar a plebe ajoelhar esperando ajuda de Deus…

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *