Site do governo da Paraíba sai do ar e hackers assumem autoria pelo ataque

Esta é a segunda vez neste ano que o grupo aponta o governo estadual como alvo

O site do governo do Estado e das principais autarquias que prestam serviços à população ficaram fora do ar por quase 24 horas. O grupo Anonymous Paraíba assumiu a responsabilidade pelo ataque. A interferência, no entanto, foi negada pela Codata, autarquia responsável pela gestão dos serviços no Estado. Ficaram inacessíveis, por exemplo, os serviços disponibilizados por Detran e Secretaria da Receita Estadual.

Reprodução

O presidente da Codata, Krol Jânio, alegou que não houve efetiva retirada dos sites do ar. Os ataques teriam ocorrido sobre os provedores, aumentando o tráfego. Isso teria feito com que o acesso aos serviços do Estado ficasse praticamente inviável. O grupo Anonymous, por outro lado, garante ter provocado a saída do site do ar, bem como dos seus serviços. Os paraibanos dizem ter contado com ajuda de hackers de Minas Gerais para os ataques.

A alegação do grupo é que eles bateram recordes de derrubada de sites para protestar contra a corrupção no governo. Eles prometem até fazer uma reunião em Campina Grande. Este é o segundo ataque registrado neste ano. Em janeiro, foi inserida no portal uma imagem com a bandeira de pirata. Os relatos dos ataques, neste domingo, foram vistos também em outros estados.

Os serviços no site do governo do Estado voltaram no final da manhã desta segunda-feira. Krol alega que, para isso, houve um desvio de tráfego para outro provedor. Ele assegura que não houve apropriação de dados públicos.

Registro do ataque ocorrido em janeiro. Foto: Reprodução

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *