Xeque-Mate: o choro (nada inocente) de Leto Viana no depoimento em juízo

Ex-prefeito de Cabedelo se emociona ao ser questionado por juiz se ele se arrepende dos crimes cometidos

Leto Viana participa da audiência de Custódia que confirmou a prisão. Foto: Divulgação/TJPB

O ex-prefeito de Cabedelo, Leto Viana (PRP), se emocionou, nesta quarta-feira (4), ao prestar depoimento em juízo, em Cabedelo. Ele foi ouvido pelo juiz Henrique Jorge Jácome, no processo que investiga o escândalo das cartas-renúncia. Ao ser questionado sobre eventual arrependimento, o ex-gestor foi às lágrimas e lembrou da mulher, do filho e do sofrimento familiar.

Viana contou que a mulher, Jaqueline França, ficou ao lado dele durante todos os momentos, sem esmorecer. Ela foi presa também no dia 3 de abril de 2018 e ficou na cadeia por mais de um ano. Outro fato contado pelo prefeito, foi que o filho o interpelou recentemente sobre um fato do passado. A história dizia respeito ao episódio em que o gestor foi abordado por assaltantes. Na oportunidade, ele conseguiu arrancar com o carro e teve o veículo atingido por tiros. Na corrida, acabou batendo em um trem, mas sobreviveu. O ex-prefeito disse ter ouvido do filho que, na época, ele ganhou uma nova oportunidade e que isso ocorreria novamente.

Essa chance não foi dada ao ex-prefeito na tarde desta quarta-feira, ainda. Ele tem pedido de relaxamento de prisão, feito pela defesa. O caso, no entanto, não foi avaliado ao fim da oitiva, como o desejado. O juiz Henrique Jorge Jácome disse que ainda vai analisar todos os pedidos para, só então, decidir sobre eventuais solturas.

Durante a audiência, Leto admitiu todos os crimes apontados pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Reconheceu a existência das cartas-renúncia. Alegou que entregou R$ 200 mil para quatro vereadores. Além das cartas-renúncia, eles foram obrigados a emitir 48 notas promissórias com o valor de R$ 3 mil cada uma. Os vereadores tiveram que assinar também cartas de desfiliação do partido, criando o risco de terem o mandato tomado.

O ex-prefeito disse que tudo foi feito para amarrar o voto dos vereadores. Ele disse ainda que o mesmo esquema foi repetido para a eleição do presidente da Câmara. A ideia era eleger Jaqueline França presidente da Casa. Não houve acordo, por isso, foi construído um entendimento com a oposição para eleger Lúcio José para o cargo. Isso por que ele não representaria risco para os dois grupos.

Foram ouvidos nesta quarta, também, o vereador Josué Pessoa Goés e Gilvan de Oliveira Lima do Rego Monteiro. Esta foi a terceira audiência do processo relacionado com o financiamento de campanha dos vereadores e às cartas-renúncia de parlamentares.

São oito réus ao todo. Na última audiência, há duas semanas, foram interrogados Fabiana Maria Monteiro Regis e Antônio Moacir Dantas Cavalcanti. Na primeira audiência, em 4 de julho, o juiz colheu os depoimentos dos réus Belmiro Mamede da Silva Neto, Tércio de Figueiredo Dornelas Filho e Lúcio José do Nascimento Araújo. Houve, também, a oitiva das testemunhas Guilherme Nogueira de Holanda, Lucas Santino da Silva e Rosildo Pereira de Araújo Júnior, arroladas pelo Ministério Público, bem como as indicadas pelas defesas: Geusa de Cássia Ribeiro Dornelas, Artur Antônio Dornelas Ferreira, Rosivando Neves Viana, Vitor Hugo Casteliano, Severino Ferreira de Lima.

4 comentários - Xeque-Mate: o choro (nada inocente) de Leto Viana no depoimento em juízo

  1. Eu acredito no choro dele amigo !!
    Leto não é uma mal pessoa ..
    Infelizmente cresceu os olhos e se deixou se envenenar pela maldição do poder .
    Mas fora isto ,uma pessoa boa ,conheço há muito tempo .sou de Cabedelo e posso falar isto ..
    Agora quero que pague pelo mal que fez ao povo ,não só ele mas todos os envolvidos .
    E que tudo isto sirva de aprendizado .

  2. Gisa Disse:

    Deus nos dá diversas oportunidades de seguir em retidão no caminho da Vitória. Mas esse caminho tem obstáculos, que estão alí para nós ensinar algo, para formar o nosso caráter e testar a nossa FÉ em Deus (é p deserto pelo qual todos passaremos um dia na vida, assim como Jesus passou), quebrar a nossa arrogância e para nos fazer entender que PODEROSO é DEUS. Mas, muitos optam por caminhos mais fáceis e se julgam donos dos seus destinos e acabam dificultando ainda mais o caminho, pq inevitavelmente, a lição chega p todos. O arrependimento sincero , é como um bálsamo para aliviar as dores da dura colheita do que plantamos, mas ainda assim, teremos que passar por tudo que deveriamos ter passado, quando decidimos “cortar” caminho, escolhendo a maneira mais facil e entender , aceitar e MUDAR nossas atitudes, para so entao merecer o perdão de nossa falhas. Mas só Deus conhece nossos corações. Então só ELE pode nos julgar sem erros. Ele não é má pessoa, só se desviou do caminho de Deus. Que Leto reencontre esse caminho e volte a ter paz e ser feliz junto à família dele., mediante sincero arrependimento de seus atos.

  3. Ironildo Oliveira Disse:

    Infelizmente nossa cidade nas manchetes envergonhando mais Graças ao generoso Deus e a Polícia Federal que fez um excelente trabalho de investigação mais que todos tenham direito a Ampla Defesa apesar de ter sofrido uma Perseguição Implacável na Gestão do Ex Prefeito Leto Viana não desejo o mal pra nenhum Cidadão acredito no Choro do Ex Prefeito Leto Viana até porque conheço o mesmo antes de ingressar na vida Política jogando Vôlei mais a ganância de muitos Aliados por Exemplo o Empresário Roberto Santiago que Proibiu um grande empreendimento pra o Desenvolvimento do Município então cada um tem que arcar com sua consequências mais Hoje o Empreendimento foi Liberado pelo o Atual Prefeito Vitor Hugo sonho esse que vem sofrendo Obstáculos desde de 2012 na Gestão do Ex Prefeito Zé Régis. Portanto quem irá Ganhar é o nosso Povo com mas empregos e receita pra nossa Cidade

  4. Tira dinheiro público das pessoas é tira hospitais e tira escolas da população e deixa as pessoas sem saúde e sem educação é quere que os mais carentes sofram onde esses tem seus direitos garantidos no artigo 5° da constituição federal…esse pessoas não são humanos são animais sem coração merecem fica para sempre na cadeia.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *