Executivo 10:45

Filiação de Vítor Hugo ao DEM abre troca-troca partidário para 2020

Democratas está entre as siglas que devem se fortalecer para a disputa eleitoral do ano que vem

ACM Neto (C) participa de filiações de novas lideranças ao partido. Foto: Divulgação/DEM

As cinco filiações de prefeitos ao DEM, neste sábado (31), marca a abertura do “troca-troca partidário” com vistas às eleições do ano que vem. O partido filia os mandatários de Cabedelo, Vítor Hugo; Caaporã, Kiko Monteiro; Baía da Traição, Serginho Costa; Marcação, Eliselma (Lili), e Bom Sucesso, Pedro Caetano. E a perspectiva é a de que até a janela para a transferência para as eleições do ano que vem, um grande número de vereadores sigam caminho parecido. A ordem, no caso dos legisladores, é trocar de sigla para sobreviver, por conta das novas regras eleitorais como o fim das coligações.

As filiações ao DEM contam com a participação do presidente nacional da sigla, o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto. O partido que viveu a pão e água durante as gestões petistas e viu suas fileiras minguarem no Nordeste começa a experimentar as vantagens da mudança de governo. Da sigla saíram três nomes que passaram a integrar o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Além disso, comanda a Câmara dos Deputados com Rodrigo Maia e o Senado, com Davi Alcolumbre.

O deputado federal Efraim Filho diz que o partido chega a 25 prefeitos e pretende disputar a cabeça de chapa no ano que vem em 80 cidades paraibanas. Para João Pessoa, deve colocar três nomes para a disputa interna. Os nomes são do próprio Efraim, do ex-deputado Raoni Mendes e do deputado estadual Felipe Leitão. “Quem estiver melhor em janeiro, em pesquisa que vamos realizar, vai para a disputa”, diz Efraim.

São previstas muitas mudanças após a abertura da janela partidária nas câmaras de João Pessoa e Campina Grande. No caso da Capital, o destaque fica por conta da saída de Marcos Vinícius do PSDB para se filiar ao PP de Aguinaldo Ribeiro.

Mais Notícias

Comente
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *