Diário Oficial traz criação de Delegacia de Combate à Corrupção

Secretário de Segurança assegura que não haverá ingerência política sobre equipamento

Jean Francisco comanda a Secretaria de Segurança. Foto: Angélica Nunes

O Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe nesta quarta-feira (28) postaria que disciplina a criação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção. A criação atende exigência de portaria do governo federal, que condiciona a liberação de recursos do Sistema Único de Segurança Pública à criação do equipamento. Questionado pelo blog, o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, assegurou a independência do órgão.

O questionamento feito pelo blog teve como base queixas de delegados sobre suposta perseguição histórica a quem investiga aliados do governo. O rebaixamento do delegado Lucas Sá após citação do nome do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) em investigação da Operação Cartola é um exemplo. Para Nunes, esses problemas não vão acontecer. Ele assegura que o trabalho vai priorizar a autonomia.

Reprodução/Diário OficialO Diário Oficial traz, também, a criação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Patos. Esta última tem a finalidade de atuar nas ocorrências que envolvam furtos por meio de explosões e arrombamentos de instituições bancárias e de terminais de autoatendimento, bem como de roubos a empresas e veículos de transportes de valores no Estado.

Além da criação das novas delegacias, houve decreto transformando a Delegacia de Combate ao Crime Organizado em Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com abrangência em todo o Estado.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *